Consumidor desanimado
O agravamento da crise econômica levou à nova queda da confiança do consumidor paulistano em junho, segundo os resultados do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O ICC registrou, neste mês, o menor valor desde agosto de 2002, 90,6 pontos, ante 91,8 em maio, e se afundou ainda mais na zona do pessimismo (em uma escala que varia de 0 - pessimismo total a 200 pontos - otimismo total). No comparativo anual, a retração vista foi de 15,6% (107,4 pontos no mesmo período de 2014).
De acordo com a assessoria econômica da entidade, o resultado está diretamente ligado ao aumento do desemprego, em conjunto com o crédito mais caro e restrito, juros e inflação mais elevados. A baixa no índice provoca a redução do consumo em geral e, em consequência, o mau desempenho do comércio varejista na capital e na região metropolitana.
A falta de otimismo do consumidor também é vista na comparação do primeiro semestre de 2014 com o mesmo período deste ano: queda de 15,7% no nível de confiança.
O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Enquanto o ICEA caiu 8,9% ao passar de 81,4 pontos em maio para 74,1 em junho, o IEC registrou alta de 2,9% e passou de 98,7 em maio para 101,5 pontos em junho.