30 anos de história e de sucesso - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

30 anos de história e de sucesso

Texto: Redação Revista Anamaco

Os 30 anos de criação do Prêmio Anamaco foi o tema do Talks Anamaco realizado, em 22 de julho, pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que contou com a participação de Vinícius Castro, diretor Comercial da Tigre;  Fábio Correa, diretor Comercial do Grupo Saint-Gobain; Beth Bridi, diretora de Redação da Grau 10 Editora/Revista Anamaco; Geraldo Defalco, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco; e Rudi Soares, vice-presidente da Anamaco,. O encontro foi conduzido por Waldir Abreu, superintendente da entidade.
A live foi iniciada com pronunciamento de Defalco, que destacou o sucesso da premiação, mesmo em formato híbrido, como aconteceu em 2020. Soares complementou ao ressaltar o papel das Acomacs e das Fecomacs no fortalecimento do sistema Anamaco e na representação das 140 mil lojas de material de construção brasileiras.
O encontro foi uma oportunidade para relembrar os bons momentos vividos na premiação ao longo dos anos. Beth lembrou da trajetória das companhias e empresários premiados, com destaque para Antônio Ermírio de Moraes, fundador do Grupo Votorantim, homenageado pela entidade.  “Foi um momento muito especial poder aprender algo como uma pessoa como ele”, disse.
Na sua avaliação, o prêmio, antes de ser uma oportunidade de congraçamento entre varejo e indústria, é resultado de um trabalho gratificante de pesquisa sobre o setor e uma forma de dar voz ao varejo. “Hoje, temos condições de perceber a evolução, observar o que ocorria anos atrás e ver novos players e empresas mais novas sendo reconhecidas pelos lojistas”, salientou. Beth ainda ressaltou o cuidado com que a pesquisa é feita, bem como a evolução das empresas, investimentos realizados e a seriedade de todo o trabalho que gera a premiação.
Entre as empresas mais lembradas e premiadas no Prêmio Anamaco, Tigre e Quartzolit, por meio de seus representantes, falaram sobre a visão que possuem da pesquisa. Corrêa considera muito prazeroso o reconhecimento que a Quartzolit recebe do varejo. “É um motivo de orgulho. Mas olhamos atentamente os critérios e analisamos os resultados da pesquisa como plano de ação para continuarmos atendendo com maestria nossos clientes”, disse.
Da mesma forma, Castro mostra o orgulho da Tigre em ser premiada. “É importante para a indústria entender se está fazendo certo e o prêmio coroa os esforços do ano inteiro. Vivemos em um País com baixa quantidade e qualidade de pesquisa no setor e pesquisa da Anamaco é base de nossas decisões de investimentos em termos de geografia ou canais. Ela nos dá uma direção para onde devemos ir”, afirmou. “É importante conhecermos o perfil do nosso cliente e precisamos tomar decisões assertivas e a pesquisa nos ajuda muito no planejamento estratégico”, completou.
A diretora da Revista Anamaco lembrou, ainda, do importante papel dos revendedores na realização da pesquisa. A edição especial dedicada à premiação é uma das mais guardadas por lojistas de todo os portes.
Na opinião de Defalco, a pesquisa é uma ferramenta para orientar as empresas diante das dificuldades impostas pela pandemia. “Pesquisa é fundamental e o prêmio é a chave de ouro e vem fechar o ciclo, ajudando a corrigir rumos”, avaliou.
Soares, que é um dos entrevistados para a pesquisa, explica que procura dar uma importância grande ao levantamento, porque a Revista, que é a Bíblia do setor, apresenta as marcas que estão na nossa prateleira. “Ficamos felizes. Temos cuidados com os questionamentos da Anamaco e me sinto representado. Meu sentimento deve ser o mesmo dos demais pesquisados”, contou.
O vice-presidente da Anamaco avaliou, também, a relevância da Revista Anamaco não apenas na reportagem da premiação, como também na divulgação de conteúdos indispensáveis ao crescimento do setor.
Abreu revelou que a entidade firmou um convênio com Sebrae para o uso de informações no direcionamento dos seus consultores Sebrae na ajuda a pequenos e médios lojistas do setor, com consultorias gratuitas.
Para finalizar, o diretor da Tigre destacou o forte crescimento do setor e os 80 anos da empresa e os fortes investimentos em andamento em campanhas e em outras para incentivar, ainda mais, o setor. Uma das ações será a campanha para estimular o consumidor a ir ao ponto de venda. “Precisamos acreditar. Estamos juntos, contem sempre com a Tigre. A construção civil tem papel fundamental no País e na vida das pessoas”, observou.
O diretor da Quartzolit salientou o prazer em servir o setor, que soube responder com rapidez aos desafios apresentados com a crise sanitária, além de ser reconhecido como uma empresa que apoia e está junto com o revendedor, de forma a levar as melhores soluções aos consumidores.
Em suas considerações finais, Beth reforçou a união entre varejo e fabricantes. “Esses 30 anos remete a uma parceria muito forte e o prêmio representa o reconhecimento do lojista para com a indústria e da indústria para com o varejo. É um setor que está junto na alegria e na tristeza, no atendimento ao cliente e é isso que fica”, avaliou.
Rudi, para finalizar, lembrou da parceria do setor, que empresta produtos para outro quando necessário. “Solidariedade é o espírito do setor, da Anamaco, que está precisando cada vez mais do apoio das indústrias”, comentou.
A próxima edição do Prêmio Anamaco está prevista para ocorrer em setembro, com o slogan “Família, Amor e Solidariedade”.

Foto: Adobe Stock

30 anos de história e de sucesso
Compartilhe esse post:

Comentários