3M aporta 100 mil dólares em projeto para comunidades costeiras da Plastic Bank
Texto: Redação Revista Anamaco
Reforçando seu compromisso com o meio ambiente, a 3M anunciou um aporte de US$ 100 mil na Plastic Bank, por meio da organização GlobalGiving, para um projeto que deverá beneficiar onze comunidades costeiras no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e estima-se que, até 2040, teremos uma quantidade de até 37 milhões de toneladas de plástico nos mares, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesse sentido, as empresas vão impedir que 181.818 quilos de plástico entrem nos oceanos ainda em 2022, volume que equivale a mais de nove milhões de garrafas PET. “A 3M se orgulha por ser uma empresa alinhada com os princípios do Pacto Global da ONU e por sua dedicação em promover soluções voltadas à redução de danos ao meio ambiente, um de nossos temas prioritários mundialmente. Essa parceria com a Plastic Bank é uma oportunidade para reforçar esse comprometimento, acompanhar o trabalho que essa organização realiza ao promover impactos positivos com as comunidades e evitar a poluição dos oceanos”, afirma Marcelo Gandur, gerente de Sustentabilidade da 3M.
A Plastic Bank cria ecossistemas éticos de reciclagem em áreas costeiras vulneráveis de todo o mundo, trabalhando com empreendedores locais para estabelecer filiais de coleta de plástico. No Brasil, a empresa social atua desde 2019 e, atualmente, está presente no litoral do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, com expectativa de chegar ao litoral do nordeste até o final deste ano.
Nesses três anos de operação no Brasil, a Plastic Bank conta com mais de 3.500 coletores registrados no programa e 89 filiais de coleta, totalizando mais de 3.290.000 quilos de plástico coletados pelos guardiões do oceano. Os membros da comunidade de coleta trocam o plástico por benefícios de melhoria de vida e renda segura, ajudando a aliviar a pobreza. O plástico coletado é reciclado e processado numa matéria-prima denominada Plástico Social, que é usada em produtos ao redor do mundo.
O aporte da 3M vai ajudar a Plastic Bank a gerar impacto positivo para mais de 300 coletores membros do programa, de onze comunidades costeiras. A iniciativa faz parte de uma série de medidas realizadas pela 3M com o objetivo de mitigar a poluição no meio ambiente. Recentemente, a companhia no Brasil lançou a primeira embalagem feita com plástico 100% reciclado da empresa na América Latina.
No sistema da Plastic Bank, as trocas do plástico são registradas por meio de uma plataforma protegida por blockchain, que permite uma coleta rastreável, protege a receita e verifica relatórios.
“Junto com a 3M, membros de nossas comunidades de coleta recolhem plástico descartado em comunidades costeiras do Brasil e trocam em filiais, garantindo acesso à renda segura e a benefícios que melhoram suas vidas. Estamos felizes em ter a 3M conosco, do lado certo da história e, juntos, sermos a mudança que o mundo precisa”, comenta Helena Pavese, gerente Nacional da Plastic Bank Brasil.
Foto: Plastic Bank/Divulgação