A força do setor
20/04/2016
O cenário econômico incerto que vem se desenhando desde o ano passado e o momento político para lá de conturbado não foram suficientes para desanimar os visitantes do Salão Internacional da Construção (Feicon Batimat). As indústrias expositoras que apostaram na força e na grandiosidade da exposição não têm do que reclamar: a feira repetiu o sucesso costumaz.
Em sua 22ª edição, realizada entre os dias 12 e 16 de abril, o evento, considerado referência da construção civil na América Latina, mais uma vez, cumpriu com a sua missão: antecipou tendências, mostrou novidades e lançamentos do setor, além de ter sido palco para a realização e geração de negócios, impulsionando os números do segmento.
Este ano, a feira contou com a participação de cerca de duas mil marcas nacionais e internacionais, que receberam os 96.325 visitantes, que passaram pelos corredores do Anhembi, em São Paulo, durante os cinco dias de exposição. A visitação qualificada contou com a presença de profissionais de várias áreas da arquitetura e construção civil, varejistas, atacadistas/distribuidores, especificadores, engenheiros e incorporadores.
De acordo com os números levantados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, realizadora e organizadora da Feira, 36% dos visitantes do evento tinham poder de decisão na empresa que atuam e estavam interessados em fechar negócios. “Essa qualificação é fundamental para que os expositores tenham contato com profissionais que decidem”, enfatiza Alexandre Brown, diretor da Feicon Batimat.
Paralelamente à apresentação das novidades, a Feicon Batimat, como é de praxe, cedeu espaço a eventos simultâneos, como o Encontro de Negócios que aconteceu no primeiro dia da exposição. De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, em apenas duas horas foram gerados R$ 10,4 milhões e foram realizadas 107 reuniões, com 39 empresas de compradores e 19 expositores do evento. “Esse resultado reflete como a feira tem estimulado bons negócios”, enfatiza Brown.
Outros destaques da Feicon foram a Ilha de Eficiência Energética, a Ilha de Sustentabilidade da Água, Ilha do Conhecimento, Casa Cerâmica, o ConstruBR, o 1º Encontro Internacional do Varejo de Material de Construção, Programa Madeira é Legal e a Rede Habitat.
Para o próximo ano, além da divulgação da data - de 04 a 08 de abril - a organizadora da feira anuncia que a Feicon Batimat mudará de sede e, a partir de 2017, acontecerá no São Paulo Expo (SP).
A cobertura completa da Feicon Batimat, com os principais lançamentos dos expositores, poderá ser conferida na edição 272 da Revista Anamaco impressa.