A todo vapor
DOCOL |
MENÇÃO HONROSA - GRANDES CLIENTES SEGUNDO LUGAR - PULVERIZAÇÃO E GRANDES CLIENTES
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TEXTO: REDAÇÃO REVISTA ANAMACO
FOTO: DIVULGAÇÃO
A pandemia que tinha tudo para ser um grande problema para as empresas do setor - e foi - acabou sendo, também, um estímulo aos bons resultados alcançados pelas indústrias de material de construção. Com a Docol não foi diferente e a companhia registrou 20% de crescimento das vendas sobre 2019.
Depois de dois meses com as operações praticamente paralisadas, o mês de junho foi de retomada e no último trimestre, as vendas já estavam fortes. “Tomamos todas as medidas para trabalharmos com segurança. Após um primeiro momento de incertezas, o setor de construção civil voltou a crescer e sentimos na Docol o mesmo impacto positivo”, afirma presidente da companhia, Guilherme Bertani.
Na sua avaliação, a pandemia favoreceu os cuidados com a casa, reformas, o prazer de cozinhar em contraponto à redução das opções de lazer e de gastos, o que levou ao aumento da demanda pelas linhas de produtos da marca. Apesar dos bons resultados, o executivo ainda observa o desequilíbrio da cadeia de suprimentos e o aumento importante dos custos, além das incertezas trazidas pelas novas cepas do coronavírus, o desequilíbrio das contas do Estado e a alta dos juros, que são a principal força motriz da construção civil.
Esses aspectos não têm sido impedimentos para a empresa crescer. A Docol tem quebrado recordes de produção com pequenos investimentos nas fábricas e as expectativas para 2021 são muito boas. Em setembro, está sendo concluída a aquisição da operação de pias, cubas e tanques de inox da Franke no Brasil, permitindo o aumento do portfólio e de sua participação no segmento. “Também vamos começar a construção de nossa primeira fábrica de louças sanitárias e deveremos chegar a R$ 800 milhões de faturamento neste ano”, destaca o presidente da Docol.
A empresa tem novos projetos de investir R$ 500 milhões em expansão. Depois de adquirir a Mekal em 2019, focar em louças sanitárias premium em parcerias com outros fabricantes em 2020 e adquirir a Franke no Brasil neste ano, foi anunciada, recentemente, a construção de uma fábrica de louças sanitárias em Poços de Caldas (MG), com investimento de cerca de R$ 300 milhões nos próximos anos.
O sucesso da empresa, no entanto, não seria o mesmo sem as parcerias criadas com seus clientes, de forma que possam atender às demandas do mercado. “Trabalhamos junto com os revendedores para que tenham o mix de produtos mais adequado ao mercado que atendem e oferecemos um pacote de ações promocionais para que suas vendas cresçam. Ter os produtos certos ao preço certo é o que fideliza o consumidor à loja e estamos atentos a essa necessidade nos nossos trabalhos em conjunto com os revendedores”, finaliza Bertani.
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GUILHERME BERTANI
Vamos construir nossa primeira fábrica de louças sanitárias e deveremos chegar a R$ 800 milhões de faturamento