Abal vai lançar inventário de emissões de gases de efeito estufa do setor do alumínio
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) anuncia parceria para lançar o primeiro inventário completo de emissões de gases de efeito estufa do setor do alumínio. O projeto está sendo desenvolvido com apoio do Programa Euroclima, da União Europeia, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa marca um avanço para o setor, alinhado às políticas nacionais de transição para uma economia de baixo carbono.
Abrangendo toda a cadeia produtiva do alumínio no Brasil - da mineração da bauxita à reciclagem -, o inventário deverá apresentar dados inéditos sobre as emissões do setor entre 2019 e 2023. O estudo conta com metodologias internacionalmente reconhecidas, como o GHG Protocol e as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC).
Além de subsidiar a construção do plano setorial de mitigação das mudanças climáticas da indústria brasileira, a ação prepara o setor para o futuro Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que está em fase de regulamentação. O projeto também prevê a capacitação de empresas, especialmente de pequeno e médio portes, para que estejam aptas a atender às futuras exigências de mensuração, relato e verificação (MRV) de emissões. “O lançamento do inventário é um passo importante para posicionar a indústria do alumínio como protagonista para a transição para uma economia de baixo carbono. Acreditamos que, com dados sólidos e ações coordenadas, podemos fortalecer nossa competitividade, ao mesmo tempo em que contribuímos com as metas climáticas do país e setores estratégicos”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da Abal.
Foto: Divulgação