ABC da Construção recebe aporte de R$ 115 milhões para acelerar expansão
Texto: Redação Revista Anamaco
A pandemia de Covid-19 afetou os mais diversos setores da economia no mundo todo. Passado o período mais crítico, as empresas que conseguiram se adaptar ao novo normal, com a digitalização dos relacionamentos e dos processos, estão caminhando para a retomada da atividade e do crescimento.
Na ABC da Construção esse caminho havia sido iniciado há alguns anos, o que contribuiu para que, neste momento, a companhia esteja em alta no mercado, com os novos canais de venda crescendo 130% na pandemia e já representando 71% da empresa. Com os negócios evoluindo bem, a expectativa é fechar o ano com mais de 100 lojas em operação, receita anual de R$ 500 milhões e, com o aporte de R$ 115 milhões dos sócios, expandir ainda mais.
Tiago Mendonça, CEO da empresa, explica que a ABC opera com empreendedores locais, sejam eles do segmento ou não, com alguns modelos - de franquias a parceiros comerciais -, sendo a ABC S/A responsável pela parte mais pesada do negócio e que requer investimentos vultosos, deixando suas lojas leves mas com o papel importante de construírem ecossistemas locais próximos e robustos. “Sempre tivemos o foco em ser uma empresa do segmento de construção com base em inovação e tecnologia - e estamos colhendo frutos do que plantamos ao longo de, no mínimo, cinco anos. É gratificante colher os melhores resultados da história em um momento tão difícil como esse e chega a ser emocionante saber que, com esse aporte, poderemos expandir mais ainda nossas operações, podendo ajudar mais algumas centenas de empreendedores locais, que estão em busca de soluções sustentáveis nesse novo mundo”, destaca o executivo.
Mendonça explica que. com um modelo de negócio omnichannel, logística e plataforma digital proprietária, e alto investimento em tecnologia, a ABC tem ajudado importantes empreendedores locais a se reinventarem diante das incertezas do cenário atual. Ele revela que os parceiros têm acesso a uma solução completa, onde a loja funciona como o centro do ecossistema local da região, permitindo a rápida digitalização de negócios tradicionais. “Não é questão apenas de vender na internet, mas sim digitalizar o On e Offline resolvendo muitas dores do segmento, como gestão de estoques e clientes, logística, perdas, crédito e meios de pagamentos”, completa Mendonça.
O CEO observa que os aportes feitos pelos sócios da companhia, fundos Spectra, Fir Capital, Redpoint eventures e pelos fundadores têm como objetivo aceleração do investimento em tecnologia e digital, time, mix de produtos e logística. Uma das áreas que será beneficiada será a de logística. Mendonça antecipa que o Centro de Distribuição (CD), atualmente com 22 mil m², será ampliado para 40 mil m² de área construída, em um terreno de 120 mil m².
Com 60 anos de história 90 lojas em 70 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a ABC da Construção faz parte, há dez anos, da Endeavor, organização global de empreendedores de alto impacto.
Foto: Divulgação