Abilux assina renovação do convênio de exportação Lux Brasil com Apex-Brasil - Revista Anamaco

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Abilux assina renovação do convênio de exportação Lux Brasil com Apex-Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acabam de assinar a renovação do convênio para a manutenção do projeto de exportação Lux Brasil para o período 2022-2024.
Em atividade desde 2010, o programa tem como objetivo inserir a indústria de iluminação brasileira no cenário internacional e possibilita que empresas participem de rodadas internacionais de negócios presenciais e virtuais, além de marcar presença em feiras e eventos internacionais na Alemanha, Itália, EUA e em países da América Latina como Peru, Uruguai, República Dominicana, Costa Rica, México, Chile, Bolívia, dentre outros.
Entre agosto de 2020 e abril de 2022, o Lux Brasil promoveu 617 encontros de negócios em que participaram 137 indústrias brasileiras e 86 compradores de 15 países. Roberto Saheli, presidente da Abilux, lembra que, nesses 12 anos, a parceria entre a entidade e a Apex-Brasil possibilitou a inserção de produtos de empresas brasileiras do setor no cenário internacional. “Muitas das nossas indústrias de iluminação estão maduras para o processo exportador e não podemos perder a janela de oportunidades que se abre para o Brasil neste momento. Nos últimos anos, passamos por algumas ondas. A atual é a das exportações. E os nossos esforços estão, agora, direcionados para a implementação de estratégias que contribuam para a ampliação do número de associadas capacitadas a conquistar mercados tão promissores como o norte-americano. As nossas estimativas são de que o setor feche 2022 com exportações da ordem de 30 milhões de dólares”, conclui Saheli.
Para esta nova etapa do convênio, as indústrias que integram o programa terão a oportunidade de participar de projetos de desenvolvimento de produtos com foco em inovação e design, que irão além da “beleza” e do “desenho” inovador das peças. Aplicabilidade e uso de materiais diversos bem como funcionalidades que agregam valor aos produtos serão amplamente trabalhados com o objetivo de tornar as luminárias mais competitivas internacionalmente.
Outros benefícios oferecidos às empresas são o acesso a informações qualificadas sobre os mercados-alvo e o apoio técnico e financeiro na obtenção de certificações necessárias nos mercados internacionais mais maduros e exigentes como os da América do Norte e Europa.
As certificações se tornam um diferencial competitivo nos países que não possuem nenhuma certificação específica facilitando a abertura, ampliação e/ou consolidação de vários outros mercados internacionais.

Foto: Divulgação

 

 

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