ABNT emite primeira carteira digital de eletricista de baixa tensão
Texto: Redação Revista Anamaco
Após o lançamento oficial, que aconteceu em 09 de abril, durante a Feicon, realizada em São Paulo, a primeira carteira digital da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de eletricista de baixa tensão foi emitida.
A iniciativa tem como base o “Programa Choque Elétrico Mata”, que visa capacitar e aprimorar esses profissionais para melhor aplicação correta da ABNT-NBR-5410 quando na prestação de serviços de instalações elétricas. A aplicação dessa norma ABNT é determinante no uso de produtos certificados e dentro dos padrões técnicos exigidos para uso nas instalações elétricas e deverá permitir uma significativa redução nos acidentes e mortes por choque elétrico.
Para ter direito à carteira digital, o eletricista deve concluir o curso “Capacitação e aprimoramento para Instalações Elétricas Residenciais - ABNT NBR 5410”. A capacitação é 100% EAD, composta por sete módulos técnicos e as aulas são ministradas por Hilton Moreno, professor, engenheiro Eletricista e diretor da UniPotência.
Vale ressaltar que o programa não visa formar eletricistas, mas reconhecer aqueles que já atuam na profissão por meio de avaliação após concluir o curso on-line. A carteira digital ABNT adquirida será válida por 12 meses, garantindo um contínuo processo de atualização e do conhecimento dessa profissão.
Toda a preocupação com capacitação faz sentido e o acesso ao conhecimento pode salvar vidas. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023, 2.089 pessoas se acidentaram com eletricidade e 781 morreram devido a choques elétricos. Nessa estatística, dentre os profissionais, os eletricistas estão no segundo grupo que mais sofreram acidentes.
Foto: Adobe Stock