Ações da Meber contribuem com economia circular e recebem certificado
Texto: Redação Revista Anamaco
Como resultado de suas ações de economia circular, a Meber Metais foi reconhecida com o Certificado de Circularidade, concedido pela empresa Bellaforma, especializada no ciclo completo de reciclagem e reuso de embalagens plásticas na Serra Gaúcha.
Com 63 anos de atividades, a marca é uma das principais apoiadoras no Rio Grande do Sul do projeto de reutilização de embalagens plásticas. Desde 2020, quando aderiu ao programa, a estimativa é de que a Meber agiu, diretamente, para evitar o consumo de matéria-prima não renovável correspondente à produção de 2,1 milhões de novas garrafas PET. Somente em 2023, entre os processos da empresa foram reutilizadas matérias-primas equivalentes a 10,2 toneladas de garrafas PET.
Os números que determinaram o certificado vão além. Somente com esta ação relacionada às embalagens PET, deixaram de ser lançadas na atmosfera 20,5 toneladas de CO2 e 12,2 mil litros de petróleo deixaram de ser extraídos para essa produção, gerando uma economia de mais de 31 mil kW de energia.
De acordo com a empresa, a logística reversa é uma das marcas das ações de ESG da Meber Metais. Quando a companhia adota a prática de reutilização de material reciclado ou quando destina este produto à reciclagem, também está movimentando toda uma cadeia produtiva e socialmente importante na região da Serra Gaúcha. Conforme o Certificado de Circularidade, somente em 2023, esta ação da Meber garantiu em torno de 200 empregos diretos e indiretos e cerca de 50 mil pessoas foram beneficiadas.
Foto: André Majola/Divulgação