Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora - Revista Anamaco

Investimentos

Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora

Texto: Redação Revista Anamaco

O Açolab Ventures - fundo de gestão criado pela ArcelorMittal para acelerar startups - comunica seu primeiro investimento. A Aval Tecnologia, desenvolvedora da Agilean - plataforma de gestão da construção civil - é a primeira selecionada pelo fundo. Além disso, a Valetec Capital será a gestora. 
Lançado em maio, o fundo deverá investir mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas empresas inovadoras. Com a escolha da Valetec, gestora especializada e focada em Corporate Venture Capital (CVC), a ideia é acelerar a seleção e priorização de novas startups para análise e investimento. “É o primeiro passo dado para alcançarmos a nossa meta de 10 a 15 investimentos nos próximos quatro anos, por meio do Açolab Ventures.  O primeiro aporte em uma plataforma com grande potencial na construção civil e a chegada de gestora com expertise comprovada em CVC. O fundo avança para reforçar a sua governança e gestão e, ao mesmo tempo, mapear empresas inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups”, afirma Rodrigo Carazolli, gerente Geral de Inovação ArcelorMittal Aços Longos LATAM.
A gestão do Açolab Ventures será realizada por uma estrutura com autonomia decisória. De acordo com Peter Seiffert, CEO da Valetec Capital, o trabalho está apenas no início com o investimento na Aval/Agilean.  “A partir de agora, o objetivo é intensificar a agenda de trabalho da Aval/Agilean, conjuntamente com a Valetec e a ArcelorMittal. Vamos focar na execução de um plano de aceleração de seu crescimento e na ampliação de sua presença no mercado”, explica Seiffert. 
A estratégia é identificar startups que tenham solução validada e que desenvolvam novos negócios, produtos e serviços ou incorporem novas tecnologias para aumentar a competitividade e enriquecer a proposta de valor da cadeia da ArcelorMittal. O Açolab Ventures vai adquirir uma participação minoritária em empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento.
Os recursos do fundo serão destinados a empreendimentos no País e em outros países da América Latina. As startups selecionadas - caso da Aval/Agilean - relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição.
A primeira startup selecionada pelo Açolab Ventures caracteriza-se por adotar as tecnologias da indústria 4.0 para aumentar a produtividade dentro do canteiro de obras. A Aval, por meio da plataforma Agilean, utiliza no setor da construção civil, tecnologias como inteligência artificial e IoT (internet das coisas) aplicadas diretamente à gestão da produção. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra - em tempo real - por meio de dispositivos instalados no canteiro.

 

Foto: Leo Drumond/Nitro - Divulgação

Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora
Compartilhe esse post:

Comentários