Acre define como será a abertura das atividades - Revista Anamaco

Covid-19

Acre define como será a abertura das atividades

 

Texto: Redação Revista Anamaco, com informações do Portal do Governo do Estado

O governo do Acre publicou, na noite de  segunda-feira (22 de junho), o Decreto nº 6.206, que define, por classificação de risco, a metodologia a ser colocada em prática na retomada gradativa das atividades econômicas e sociais durante o período de pandemia de coronavírus.
O "Pacto Acre Sem Covid", como foi batizado, determina que a condição para o funcionamento das atividades comerciais no Estado se dará de acordo com o nível da classificação de risco para cada uma das três regionais que dividem o Acre, cuja responsabilidade será compartilhada com os municípios. “Esse será um trabalho conjunto entre Estado, prefeituras e sociedade. Não vai haver avanço na classificação de risco se cada um não fizer sua parte”, frisou Gladson Cameli, governador do Acre.
Ricardo Brandão, secretário de Gestão e Planejamento do Estado, apresentou os detalhes do programa e destacou que este é um momento em que o Acre se aproxima de sair da fase de Emergência para a fase de Recuperação.
Segundo ele, os níveis de classificação de risco foram divididos em Vermelho, Laranja, Amarelo e Verde, respectivamente do mais perigoso para o menos perigoso. A cada sete dias será feita uma nova avaliação pelo governo nos indicadores existentes e as prefeituras poderão dar a autorização para as reaberturas conforme a classificação.
O comitê de Gestão do Estado decidiu que haverá uma classificação de risco que vai indicar que tipo de estabelecimento pode estar funcionando em cada momento de melhoria dessa classificação. E três indicadores irão nivelar matematicamente essa abertura: nível de contaminação, responsabilidade social e capacidade do sistema de saúde.
Em 22 de junho, todos os municípios do Estado ainda estavam no nível de classificação Vermelho, o mais alto e perigoso, que autoriza o funcionamento apenas dos serviços essenciais. Para haver abertura de outros setores, será feita uma nova avaliação na próxima segunda-feira (29 de junho). Se houver avanço do nível para outra cor e ele se mantiver ainda por mais sete dias, será dada autorização para a abertura de outros setores de serviços.

Foto: Odair Leal/Secom

Acre define como será a abertura das atividades
Compartilhe esse post:

Comentários