Adaptação e novas estratégias - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Adaptação e novas estratégias

TEXTO: REDAÇÃO REVISTA ANAMACO
FOTO: DIVULGAÇÃO

MACTRA 
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021

MENÇÃO HONROSA - PULVERIZAÇÃO
Segmento: Impermeabilizantes

Impossível falar de 2020 sem falar sobre os reflexos da pandemia na vida e nos negócios. Mas também é importante salientar a maturidade das empresas, sobretudo no setor de material de construção, que criaram soluções e aproveitaram o momento para crescer.
Na Mactra, mais do que resultados financeiros, o ano foi de ganhos de participação no mercado. Fabíola Vasconcellos Cecon, diretora da empresa, avalia que, diante do cenário de crise sanitária, a companhia foi muito bem. Segundo ela, além de registrar crescimento de 15% em faturamento e ampliar a participação em áreas consideradas importantes, como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, a Mactra expandiu para novos mercados, como Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e países do Mercosul.
Fabíola lembra que o crescimento aconteceu, mas observa que foi preciso rapidez nas tomadas de decisão diante de uma mudança brusca de cenário. “Foi extremamente importante nos adaptarmos e criarmos estratégias. Mesmo com as restrições impostas, conseguimos abrir novos mercados e aumentar a atuação nos já existentes”, comemora.
A executiva comenta que, embora a pandemia tenha sido impactante em um primeiro momento, especialmente com o lockdown e diversas restrições, posteriormente, surgiram as oportunidades para o segmento de construção, com crescimento no número de construções e reformas. Isso porque as pessoas aproveitaram o período em casa, e até o momento econômico de baixo rendimento nas aplicações, para investir em reformas ou na materialização de um sonho, como a construção de uma casa ou a compra de um imóvel, que ainda necessitasse de acabamento.
O período de bonança continua. Fabíola revela que, no primeiro semestre deste ano, a Mactra registrou expansão de 50% sobre o mesmo período de 2020 e tem como meta encerrar 2021 com incremento em faturamento superior a 45%.
Mesmo que os negócios estejam em alta, a diretora conta que o que  ainda atrapalha é não ser possível rea­lizar muitas ações presenciais nos pontos de venda, já que a Mactra sempre teve atuação forte nos lojistas. “Sabemos que não basta apenas colocar o produto na loja, temos de dar apoio para os revendedores aumentarem suas vendas em impermeabilizantes e para que os produtos tenham giro mais rápido”, destaca.
Esse trabalho é feito por meio de diversas ações, como campanhas personalizadas para cada cliente, visita em obra para orientações de uso, treinamentos, material de ponto de venda didático e de fácil entendimento, além de outras ações de acordo com o perfil de cada cliente. 

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FABÍOLA  VASCONCELLOS CECON
Sabemos que não basta apenas colocar o produto na loja, temos de dar apoio para os revendedores aumentarem suas vendas

Adaptação e novas estratégias
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