AkzoNobel é uma das apoiadoras da exposição Julio Le Parc: da forma à ação
A AkzoNobel é uma das empresas apoiadoras da exposição 'Julio Le Parc: da Forma à Ação', que chega ao Brasil, amanhã (25/11), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). A exibição é uma exploração da figura central do artista argentino Julio Le Parc, na história da arte do século 20 e ficará em cartaz até 25 de fevereiro de 2018, com entrada gratuita.
Com curadoria de Estrellita B. Brodsky e consultoria artística de Yamil Le Parc, a mostra traça décadas de engajamento do artista, com mais de 100 obras distintas. O trabalho é o resultado de uma pesquisa retrospectiva da prática de Le Parc ao longo de sua carreira. Apesar de trabalhar no âmbito histórico, a exposição proporciona experiências físicas e visuais aos visitantes, trazendo-os para o presente e permitindo que cada um tenha sua reação de maneira pessoal e única. "A arte é uma forma de expressão em que o artista dialoga com as pessoas, troca sensações e propõe reflexões sobre determinado tema. E o Julio Le Parc consegue trabalhar bem essa interação com o público em suas obras. Nós incentivamos muito essa relação, faz parte do nosso propósito proporcionar transformações na vida das pessoas, por meio da arte", comenta Karen Watanabe, gerente de Comunicação da AkzoNobel.
A Mostra é dividida em três seções temáticas. A primeira, “Da superfície ao objeto”, apresenta o uso da cor como meio de desestabilizar a superfície bidimensional. A segunda, “Deslocamento; Contorções; Relevos”, traz os revolucionários labirintos-instalação, oferecendo aos espectadores uma experiência sensorial desorientadora. E por último, encontra-se o “Jogo & Política de participação”, que aborda questões sobre os muros físicos e ideológicos separando o espectador, a obra de arte e a instituição.