AkzoNobel apresenta ao mercado sua nova marca, a Alabastine
Texto: Redação Revista Anamaco
Em evento realizado, em 23 de agosto, em São Paulo, a AkzoNobel apresentou a marca Alabastine, composta por itens para preparação de superfícies para pintura. Referência na categoria na Europa, estará disponível a partir de outubro nos pontos de venda e a expectativa é de que, em pouco tempo, a linha esteja em 40 mil lojas abastecidas pela empresa.
São nove produtos prontos para uso e o portfólio está organizado de acordo com a superfície a ser preparada (alvenaria, madeiras, metais) e com a tarefa a ser executada: Remove e Limpa, Preenche e Repara, Nivela e Alisa, Sela e Prepara. “Acreditamos que, na hora de decorar ou redecorar, assim como em outros momentos na vida, aquele pequeno esforço adicional no início do processo faz toda a diferença na qualidade do resultado. Por isso a importância de lançarmos soluções para ajudar a reparar, preparar e tratar superfícies antes da pintura e do acabamento”, afirma Renato Panzuto, gerente de Produtos da empresa.
O Gel Removedor, um dos produtos apresentados, será fabricado na unidade da AkzoNobel localizada em Mauá (SP) e as outras novidades: Lixa Líquida, Repara Paredes, Repara Paredes Ação Rápida, Repara Paredes PRO, S.O.S. Repara Paredes, Reparador Flexível, Repara Madeiras e Nivela Madeiras serão importadas da Holanda, onde há uma fábrica 100% dedicada para Alabastine, com capacidade para desenvolver, produzir e abastecer mais de 20 países com as melhores soluções em preparação de superfícies para a pintura. Nos próximos meses, Argentina e Uruguai também receberão a novidade, e a expectativa é fazer a oferta de produtos para a América do Sul crescer ao longo dos próximos dois anos.
Segundo Panzuto, em seis meses deverão ser lançados outros itens desta linha, desenvolvidos aqui no Brasil. “Entendemos que esse é o momento certo para trazer a marca para a América do Sul. Além de sanar necessidades do mercado, também é um movimento que reforça nosso compromisso com a criação de valor sustentável para o segmento em parceria com nossos clientes e através da inovação”, explica o diretor de Marketing, Fernando Domingues. “Quando olhamos para a categoria de preparação em comparação com as demais do segmento, vemos uma grande oportunidade de aumentar o seu valor relativo. Atualmente, o preço médio por litro dos produtos de preparação no Brasil é cerca de quatro vezes menor que o das tintas para paredes, e mais de seis vezes menor que o dos esmaltes. Isso ocorre porque, entre outros fatores, existe pouca diferenciação e inovação entre os produtos, o que reduz os preços e a rentabilidade da categoria, diminuindo sua atratividade”, continua. “Mas é interessante notar que não é assim em todo lugar. Na Europa, por exemplo, a categoria é muito mais desenvolvida e de alto valor agregado”, complementa.
O lançamento de Alabastine atenderá tanto ao pintor profissional quanto ao consumidor final com o perfil “faça você mesmo" (“do it yourself”). “Temos observado demanda crescente dos pintores por novos conhecimentos, técnicas, ferramentas e soluções melhores e mais profissionais. A preparação de superfícies é muito valorizada por eles, que reconhecem a importância dessa etapa para se alcançar o resultado desejado e entregar um trabalho de alta qualidade, que atenda às suas expectativas e também a dos seus clientes”, conta Panzuto.
Entre as estratégias de divulgação da Alabastine estão a exposição da marca no carro #12 do piloto Lucas Foresti na Corrida do Milhão, que acontece domingo, 25 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Os atributos da nova marca da AkzoNobel aparecerão também no programa Mais cor, por favor, apresentado por Thalita Carvalho, no canal GNT. Serão produzidos quatro filmes promocionais para a marca e seus principais produtos, um website e uma página no YouTube dedicada ao lançamento, além da presença nas redes sociais da Coral, treinamentos presenciais e online através da Academia Coral, e material nos pontos de venda espalhados pelo Brasil. Nos próximos meses, serão realizados 18 eventos em todo o Brasil para apresentação da Alabastine aos 600 maiores clientes da AkzoNobel. Até dezembro deste ano, o objetivo é divulgar a marca a três mil pintores.
Foto: Divulgação