AkzoNobel e Dow se unem para revitalizar a Casa Restaura-me em São Paulo
Texto: Redação Revista Anamaco
Duas gigantes do segmento químico, AkzoNobel e Dow, uniram forças para revitallizar e levar mais cor, por meio da pintura, à Casa Restaura-me, núcleo de convivência mantido pela organização Aliança de Misericórdia, localizado no bairro do Brás, na capital paulista.
Com a ajuda de 100 voluntários, foram utilizados mais de dois mil litros de tinta para colorir as áreas internas e externas do local. Rui Oliveira, frequentador da instituição, foi o grafiteiro responsável por levar desenhos e cores para o lado externo da casa. A ação contou com voluntários das empresas e também com frequentadores do espaço.
A casa atende, por dia, cerca de 550 pessoas em situação de rua, focando em necessidades básicas e primárias como alimentação e higiene, mas também realizando atendimento social, jurídico, psicológico e médico; e fornecendo cursos de capacitação, atividades esportivas, culturais, lúdicas e pedagógicas. No dia 30 de novembro, foi realizado o mutirão de pintura, com cerimônia de entrega do projeto e confraternização que terminou com música do grupo Restaura-Samba, composto pelos frequentadores da instituição. O piloto da Stock Car, Lucas Foresti, apadrinhou a ação, visitou o local e colocou a mão na massa para apoiar a iniciativa. “Com as tecnologias da Dow, nossas tintas se tornam muito melhores e mais seguras, protegendo e transformando os ambientes. Agora, levamos essa parceria a outro nível e nos unimos em prol de uma ação para levar cor e boas energias para pessoas que precisam de nossa atenção e apoio”, afirma Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.
A iniciativa de pintar a Casa Restaura-me faz parte do movimento Tudo de Cor, das Tintas Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, que, há 10 anos, renova espaços e leva autoestima a adultos, jovens e crianças por meio da cor. Nesse período, foram destinados quase um milhão de litros de tinta para a revitalização de mais de 10 mil imóveis espalhados pelo Brasil, com a ajuda de 45 mil voluntários, em mais de 1.800 projetos.
Sergio Munhoz, diretor de Negócios Automotive & Specialty Coatings para América do Sul da AkzoNobel, lembra como tudo começou. “Conheci o coordenador da Casa Restaura-me, Leandro Silva, em um acidente de trânsito. Ele parou o carro para me ajudar. Na ocasião, em um bate-papo, fiquei sabendo do trabalho prestado pela instituição e vi, ali, uma sinergia com o movimento da Coral. Logo envolvi a equipe do Tudo de Cor e, pouco menos de um ano depois, foi gratificante ver as paredes e o local ganhando mais vida com as cores, após um intenso mês de trabalho e um emocionante dia de voluntariado”, observa.
Charly Eid, diretor Comercial da Dow para o mercado de tintas para a América Latina, destaca que iniciativas como as do projeto Tudo de Cor proporcionam, além de uma conexão com a comunidade, um senso de propósito para os funcionários. “Participamos deste mutirão pois esta ação vai ao encontro com as ambições da Dow: fomentar a inclusão e contribuir para o avanço da comunidade nos locais onde atuamos é um dos pilares da nossa companhia“, ressalta Eid.
Foto: Divulgação/Maria Carolina Rahal Gonzalez