AkzoNobel reforça investimentos em inovação e busca startups brasileiras
Texto: Redação Revista Anamaco
Apesar do cenário desafiador, a AkzoNobel reafirma sua vocação para a inovação e o seu comprometimento com o modelo colaborativo de desenvolvimento de ideias, ao confirmar a realização do Paint the Future - Startup Challenge Brazil. Este ano, pela primeira vez, a multinacional holandesa do segmento de tintas e revestimentos está realizando uma edição regional do seu programa colaborativo de inovação, com foco em startups. E entre os mais de 150 países em que a AkzoNobel está presente, o Brasil foi o primeiro a ser escolhido para receber o desafio. “Tempos desafiadores demandam ainda mais capacidade de inovação e colaboração de todos. Nesse aspecto, temos muito a receber dessa maior conexão com as startups. Por outro lado, essa é também uma grande chance de startups com boas ideias usarem o vasto conhecimento e experiência dos especialistas da AkzoNobel para aprimorar e acelerar suas propostas de inovação, além de terem um grande cliente em potencial para seus produtos e serviços em diversas áreas”, afirma Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul.
Na avaliação do executivo, o modelo de ecossistema criativo é fundamental para o futuro da indústria. “Estamos bastante empolgados com a edição brasileira do programa. O formato de ‘desafios às startups´ é muito atrativo para as novas gerações, inquietas em empreender e buscar soluções rápidas e disruptivas para problemas antigos. Estamos dispostos a compartilhar nosso conhecimento e implementar soluções conjuntas fora da nossa abordagem tradicional. Acreditamos que inovar dessa forma colaborativa é muito mais sustentável”, completa.
No Brasil, o Paint The Future conta com o apoio da LM Ventures, que estima a existência de um ecossistema de 12 mil startups em 30 comunidades espalhadas pelo País.
As inscrições para a edição brasileira podem ser feitas por meio da plataforma dedicada ao desafio: https://www.letspaintthefuture.com/pt-br/brasil-challenge. No site, é possível encontrar detalhes sobre os temas do desafio e o processo de cadastro. O prazo para o envio dos projetos é até 19 de junho de 2020, período no qual é possível interagir com a comunidade on-line em busca de melhorias para as soluções propostas. Para a edição nacional, os desafios estão relacionados a soluções para quatro questões: Ciclo de vida mais sustentável, Novas funcionalidades, Experiência do cliente e Cadeia produtiva e logística inteligente.
Elaine Poço, diretora de P&D e Sustentabilidade da AkzoNobel para América do Sul, reforça que os benefícios em participar dessa plataforma colaborativa são inúmeros. “Em nosso ecossistema, exploraremos oportunidades de desenvolvimento mútuo, em uma jornada enriquecedora dos dois lados. Os participantes poderão ter acesso a mais de 50 experts de diversas áreas dentro da AkzoNobel, além de conseguir uma exposição internacional. Os vencedores, por sua vez, trabalharão em conjunto conosco em oportunidades sustentáveis de negócios”, comenta.
Além de colaborar na solução de um desafio relevante, podendo colocar em prática soluções sustentáveis e inovadoras, os vencedores serão premiados com a cooperação e o apoio necessários para dar vida às suas ideias e viabilizá-las comercialmente. De acordo com o perfil do projeto, isso pode incluir orientação; acesso a clientes, investidores, especialistas no assunto e mercado; programa de aceleração; ter a AkzoNobel como cliente, investidora inicial ou organizando parcerias; entre outras alternativas.
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