Aliança social pela educação em tecnologia pretende preparar jovens para o futuro
Texto: Redação Revista Anamaco
Um novo projeto de impacto social, intitulado como “Educação Transforma Vidas”, foi lançado em dezembro do ano passado no Brasil. A meta é capacitar 300 jovens, de 17 anos a 28 anos, para os desafios da economia do futuro.
A iniciativa, uma extensão do programa Jornada Liga STEAM (que incentiva a abordagem da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática nas escolas), busca promover a inclusão produtiva e estimular o desenvolvimento de habilidades 4.0, competências digitais e desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam gerar impacto positivo em suas comunidades.
A estratégia ganha força por meio de uma aliança social entre a Fundação ArcelorMittal, promotora da Jornada Liga STEAM, e a CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio.
O projeto tem foco na criação de inovações científicas, tecnológicas e sociais, capazes de qualificar os participantes para o mercado de trabalho ou para o lançamento de ideias com potencial de mercado. “Queremos provocar impacto positivo na educação e na vida dos nossos jovens. Acreditamos que promover a formação, preparando os estudantes para o mercado de trabalho, cria oportunidades para que eles se tornem protagonistas das suas próprias histórias, desenhando novos caminhos. Investir nisso é transformar o futuro do país”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Com investimento total de R$ 830 mil, o projeto deverá abranger cinco cidades, em diferentes Estados: Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Espírito Santo. A CBMM tem a educação como um dos pilares estratégicos de investimento social, promovendo oportunidades de aprendizagem e capacitação para crianças, adolescentes e jovens. “Essa aliança com a Fundação ArcelorMittal contribuirá para preparar nossos jovens para o futuro. Ficamos orgulhos por unir forças em prol da transformação da educação brasileira”, afirma Chris Canavero, head de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CBMM.
O programa será implementado ao longo de 18 meses, com aulas e oficinas presenciais e on-line, integrando tecnologia, economia e sociedade. A primeira fase, que contará com a participação de 300 jovens, vai trabalhar, especialmente, com letramento digital e empreendedorismo; já a segunda etapa terá a participação 50 jovens formados na primeira etapa e tem foco na formação mais aprofundada em tecnologia, com temas como cibersegurança, linguagem de programação, inteligência artificial e ciência de dados. Os participantes ainda terão acesso a mentorias, networking e conexão com profissionais, engenheiros e professores do campo das STEAM.
Foto: Ciadafoto/Divulgação