Altino Cristofoletti Junior, CEO da Casa do Construtor, é eleito Personalidade do Ano
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) concedeu a Altino Cristofoletti Junior, CEO e um dos fundadores da Casa do Construtor, o Prêmio ABF de Personalidade do Ano. A homenagem é destinada a profissionais que se destacaram em sua trajetória e deixaram um legado para o setor, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável. A premiação aconteceu, em 03 de maio, na capital paulista. “Receber este reconhecimento é uma grande emoção e honra, já que a ABF é uma das entidades mais importantes do franchising no mundo. Devo tudo o que sou às franquias. É por isso que me dedicarei, ainda mais, para ajudar a diretoria e os meus colegas franqueadores a tornar o setor mais ético e íntegro”, comemora.
Com MBA em Franchising pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e integrando, atualmente, o Conselho da ABF, Altino tem seu nome no Hall da Fama da Entidade desde 2012, ano em que foi premiado como o franqueador do ano. Anteriormente, ele já havia ocupado a presidência da entidade, no biênio 2016-2018, a vice-presidência em duas gestões anteriores; além das diretorias das Comissões de Expansão de Negócios e de Ética, entre outros cargos.
Até chegar ao patamar de personalidade reconhecida, o CEO trilhou um longo caminho, que começou a ser pavimentado há mais de 45 anos, em Rio Claro, no interior de São Paulo. Oriundos de família humilde, ele e seu amigo de juventude, Expedito Eloel Arena, acalentavam o sonho de atuar como engenheiros civis. Cinco anos mais velho, Arena trabalhou como técnico em edificações para pagar a faculdade, enquanto Cristofoletti Junior fazia o curso técnico. Já formados e vivenciando um cenário de recessão econômica, enxergaram uma lacuna no mercado. “Muitos vendiam material de construção, mas não havia uma única empresa que fazia a locação de equipamentos para este setor”, lembra o CEO.
Em 1993, foi fundada a Casa do Construtor. Desde o início, ambos buscavam alternativas que viabilizassem o crescimento sustentável da empresa. Atuando, paralelamente como franqueado dos Correios, o CEO entendeu que o franchising seria a melhor saída e buscou se especializar no assunto. “Comecei a fazer cursos e a estudar muito sobre o funcionamento do setor. A partir daí, eu e meu sócio passamos a nos reunir todos os dias e escrevemos todos os documentos que comporiam nossa franquia”, conta.
As famílias de ambos também estão envolvidas nos negócios. Acompanhado de sua esposa, Tereza Cristina, o CEO também é franqueado em algumas operações da Casa do Construtor e seus filhos também atuam na Rede.
Foto: Divulgação