Alubar adquire fábrica de cabos elétricos de alumínio no Rio Grande do Sul
Texto: Redação Revista Anamaco
Com a meta de se manter à frente no mercado de transmissão e distribuição de energia na América Latina, a Alubar está intensificando seus investimentos em infraestrutura e capacidade produtiva. Neste mês de dezembro, por exemplo, finalizou a aquisição de uma nova unidade no Brasil. Trata-se de uma planta de produção de cabos elétricos de alumínio, localizada em Montenegro (RS).
A fábrica, que pertencia à empresa Fujikura, foi inaugurada em 2015 e está com estrutura e equipamentos em bom estado de conservação. Sob o comando da Alubar, a previsão é de que a planta volte a produzir no início de 2020 com novo maquinário instalado. Com capacidade para produzir 1.000 toneladas por mês, a unidade emprega, diretamente, cerca de 60 pessoas. No início da retomada da produção, a unidade de Montenegro será abastecida pelos vergalhões de alumínio produzidos pela Alubar, em Barcarena, no Pará.
Maurício Gouvea, diretor Executivo da empresa, explica que a estratégia com a nova unidade é reforçar o atendimento ao setor de transmissão de energia elétrica até 2021. “Hoje a nossa principal demanda é de cabos de alumínio para linhas de transmissão de energia. A partir de 2022, quando a expansão do sistema de transmissão estiver mais avançada no País, existe a possibilidade do perfil do setor elétrico mudar, com mais demandas por cabos para distribuição de energia. A fábrica em Montenegro vem para reforçar a produção para o Brasil até 2021, mas também vislumbramos a possibilidade de alcançar mercados no Uruguai, Argentina e Paraguai a partir desta aquisição”, revela.
Foto: Divulgação