Alubar anuncia conclusão de aquisição de fábrica nos Estados Unidos
Texto: Redação Revista Anamaco
O Grupo Alubar concluiu, em novembro, a aquisição de ativos de uma nova unidade, dessa vez nos Estados Unidos. Trata-se de uma fábrica produtora de vergalhões de alumínio em New Madrid, no estado americano do Missouri.
De acordo com Maurício Gouvea dos Santos, diretor Executivo da empresa, a Alubar, que já era a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, agora, será também a maior produtora de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano, com a capacidade total de produzir 300 mil toneladas por ano. A área dos laminadores tem 70.000 m², encontra-se com a produção paralisada e a retomada das atividades está prevista para o próximo mês de janeiro.
O executivo comenta que a planta adquirida pela Alubar pertencia ao parque fabril da Magnitude 7 Metals, que também produz lingotes de alumínio primário no local, que fica às margens do rio Mississipi, na divisa com os estados de Kentucky e Tennesee. A Alubar já está trabalhando no processo de start-up dos equipamentos. Inicialmente, serão criados 55 empregos diretos com a retomada das atividades dos laminadores no começo do próximo ano. “O laminador nos permitirá atender a diversos segmentos da indústria norte-americana, como os setores de cabos elétricos, siderúrgico, manufaturados de alumínio, entre outros”, afirma explica o diretor.
Paralelamente aos investimentos na América do Norte, a empresa também busca fortalecer sua presença no mercado de energia elétrica brasileiro. Santos revela que a Alubar acaba de concluir novas obras de expansão e instalação de equipamentos em sua unidade de Barcarena (PA). As melhorias, segundo ele, permitirão aumentar em até três vezes a capacidade de ofertar produtos para o mercado de distribuição de energia e de energias renováveis, tais como os cabos multiplexados, singelos, cobertos e cabos nus finos, além de condutores unipolares de 1kV e cabos de média tensão isolados.
A partir desta expansão, a companha deverá aumentar a participação no fornecimento de cabos para as concessionárias que já atende, além de fortalecer a atuação no mercado de energias renováveis, que tem forte tendência de crescimento para os próximos anos. “Visamos ampliar a liderança no fornecimento para as concessionárias de energia e fortalecer sua atuação junto ao mercado privado. Além disso, o mercado de cabos para parques solares, que está em franca expansão, também exigirá forte demanda deste tipo de cabo”, explica Maurício Machado, diretor Comercial América Latina da Alubar.
Foto: Divulgação