Amanco Wavin desenvolve programa “Lidere como uma mulher”
Texto: Redação Revista Anamaco
A Amanco Wavin, comprometida em proporcionar um ambiente mais saudável e inclusivo, criou o projeto "Lidere como uma mulher", que tem o intuito de aprimorar as habilidades interpessoais das colaboradoras, conscientizar a companhia sobre a necessidade da igualdade de gênero e fortalecer a presença feminina em posições de liderança.
Criado por três estagiárias da área de Recursos Humanos, a iniciativa desenvolve o empoderamento da mulher e a imerge em uma trilha de desenvolvimento, que abrange workshops, treinamentos e rodas de conversas.
De 60 inscritas, 20 colaboradoras foram escolhidas para participar do projeto - os critérios de seleção foram: tempo de empresa, cargo, tempo na função, avaliação de desempenho e teste comportamental - e puderam desfrutar de cerca de 40 horas de conteúdo ao longo de 06 meses, tendo tido a oportunidade de participar de um bate-papo com grandes executivas de diversos setores.
Além disso, ao final do programa, algumas das participantes foram promovidas e passaram a ocupar cargos de liderança na empresa. "Elaborar programas que incentivem a diversidade é de extrema importância e faz parte das responsabilidades sociais que uma organização possui. A pluralidade dentro do ambiente de trabalho, além de estimular o desenvolvimento profissional, impulsiona o crescimento pessoal", comenta Ana Luisa Winckler, diretora de Pessoas Brasil e Projetos de Transformação LatAm da Amanco Wavin.
Ela avalia que as trocas realizadas entre os colaboradores de diferentes universos - gênero, etnia, orientação sexual etc. - são enriquecedoras e colaboram para um espaço mais inclusivo, criativo e saudável.
Entre as atividades realizadas, aconteceram treinamentos sobre o estímulo à liderança estratégica, ao combate à síndrome de impostor - que muitas mulheres desenvolvem em sua vida profissional - e ao aperfeiçoamento de uma comunicação autêntica e consciente. As participantes tiveram, ainda, acesso a e-books exclusivos que potencializaram os aprendizados durante o projeto.
O programa será realizado de forma periódica e a organização pretende estendê-lo para outras esferas, ampliando seu alcance a diferentes grupos e propagando a inclusão no ambiente de trabalho.
Foto: Divulgação