Amanco Wavin divulga pesquisa sobre a realidade do instalador hidráulico
Texto: Redação Revista Anamaco
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Encanamento, a Amanco Wavin procurou entender um pouco mais do perfil do instalador hidráulico, sua realidade e como ele vê o mercado em que atua.
Para tanto, realizou uma pesquisa com 1.306 profissionais, sendo 93,2% do sexo masculino. O levantamento aponta que 31,7% deles têm entre 36 e 45 anos, sendo em sua maioria (51,9%) com Ensino Médio completo e atuando na profissão há mais de 15 anos (36,3%). No que diz respeito ao regime de trabalho, 68,6% realizam suas atividades de forma autônoma frente aos que têm vínculo empregatício com alguma empresa (31,9%).
O estudo revela, ainda, a renda mensal dos instaladores hidráulicos: 52,4% indicaram que ganham até dois salários mínimos, 26,5% até três salários mínimos, 13,3% até quatro e 7,6% acima de cinco. Nesse sentido, 38,3% dos instaladores hidráulicos acham que essa é uma profissão bem remunerada.
Segundo os entrevistados, os maiores desafios da profissão são a qualificação adequada dos produtos (21,3%), remuneração (20,2%) e concorrência (19, 2%), entre outros.
Na avaliação dsses profissionais, a divulgação boca a boca ainda é o melhor meio para aumentar a carteira de clientes: 52,2% afirmaram que a indicação é o principal meio de conseguir novos clientes.
No que diz respeito a capacitações e cursos de reciclagem, 61% costumam realizá-los com frequência, tendo preferência por fazer de forma on-line (42,6%). Na mesma linha, 86,1% dos profissionais acreditam que tutoriais de instalação nas redes sociais ajudam no seu trabalho.
Quando o assunto é a compra de produtos, 63,2% preferem adquiri-los em lojas de material de construção de bairro, frente aos home centers ou pela internet. Além disso, como fator decisivo para adquirir tubos e conexões, 87,4% acreditam que a marca de confiança é um fator chave na hora da compra, 86,3% levam em conta a qualidade e 74,5%, a facilidade de instalação e uso.
Nesse tema, os instaladores hidráulicos se mostraram atualizados com novas tendências. A pesquisa mostrou que 76,7% dos participantes indicaram que costumam usar ou ter conhecimento sobre produtos com características sustentáveis.
Fabia Guerra, gerente de Marketing da Amanco Wavin, explica que a pesquisa é uma importante ferramenta para se entender as principais dores e percepções desse profissional perante o mercado. “Os números refletem também o comprometimento deles com qualidade e atendimento ao cliente, junto a isso, a Amanco Wavin tem reforçado o seu papel enquanto marca presente no dia a dia. Nossas parcerias com o Senai e o Parceiro da Construção são prova de que estamos atentos não só à necessidade de atualização profissional, mas também à como nossos produtos e soluções se encaixam na realidade de cada instalador”, observa.
Foto: Adobe Stock