Amanco Wavin e ONG Gerando Falcões fazem reforma na Favela do Haiti
Texto: Redação Revista Anamaco
A Amanco Wavin é, agora, parceira da Gerando Falcões, ONG de desenvolvimento social que acelera o poder de impacto de líderes de favelas por meio do esporte, cultura, qualificação profissional, desenvolvimento econômico e cidadania, com um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. A colaboração entre a ONG e a companhia se dará por meio do projeto Favela 3D.
A iniciativa, realizada na Favela Haiti, situada na zona Leste da cidade de São Paulo (SP), promove a transformação das comunidades em ambientes 3D - Dignos, Digitais e Desenvolvidos -, trabalhando com a melhoria da qualidade de vida de seus moradores em ações de intervenção humana, educacional, social e econômica.
A atuação da empresa no projeto acontecerá em linha com o seu propósito de fornecer abastecimento de água seguro e eficiente e melhor saneamento e higiene. Por meio do Favela 3D, a Amanco Wavin irá apoiar a Gerando Falcões no desenvolvimento do eixo de moradia digna e urbanismo na Favela Haiti. Para isso, a companhia já realizou a doação de mais de 1.700 produtos, como caixas d’água, tubos e conexões, para construção e manutenção do saneamento da comunidade.
Até o momento, mais de 90 famílias da comunidade foram beneficiadas com as doações e 100% delas já contam com um sistema de abastecimento de água funcional, que proporciona qualidade de vida e bem-estar.
Além de apoiar na logística, operacionalização, soluções em abastecimento de água e saneamento, a Amanco Wavin também deve atuar promovendo a educação ambiental da comunidade. “O Favela 3D é um projeto que se encaixa bem dentro do nosso propósito, que tem como finalidade criar cidades resilientes ao clima e garantir um melhor desempenho da construção. Poder desempenhar essas ações dentro de uma comunidade que necessita de uma estrutura digna e funcional é uma grande oportunidade de levantar consciência sobre a importância da resiliência urbana e de garantir a sobrevivências dos moradores”, explica Glaucia Faria, gerente de Sustentabilidade para as Américas da Amanco Wavin.
A relevância do saneamento de qualidade, essencial para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, está em linha com a missão do Favela 3D. Realizado em seis favelas no Brasil, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Ceará, a iniciativa reestrutura as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores, reunindo parcerias em torno do desenvolvimento social, econômico e digital das periferias. “Um dos primeiros desejos da favela era a regularização da água e esgoto, a falta de água era uma queixa frequente entre os moradores e hoje essa realidade já mudou por lá. O Favela 3D tem o papel de construir pontes, a parceria com a Amanco e poder público é um exemplo de como é possível a junção de vários atores da sociedade para garantir que a Favela tenha acesso à dignidade”, afirma Beatriz Ribas, coordenadora de Projetos da Favela 3D.
Foto: Malu Monteiro/Divulgação