Amanco Wavin oferece mentoria e produtos a projeto de estudantes da UFAL
Texto: Redação Revista Anamaco
A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, está oferecendo mentoria e produtos ao projeto Amitis, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrantes da Enactus UFAL. O projeto é um dos cinco selecionados para concorrer ao "Prêmio Inovação Social Amanco Wavin", que irá oferecer um prêmio de R$ 8 mil para a iniciativa vencedora durante o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) de 2020, que acontecerá, virtualmente, em julho.
Criado em agosto de 2016, o projeto tem o objetivo de combater a subnutrição de crianças por meio da instalação de hortas em escolas e organizações. Utilizando a técnica da hidroponia, que permite o cultivo de alimentos sem o contato com o solo e uma alta produtividade durante todos os meses do ano, as hortas Amitis possuem um sistema de reuso de água que oferece, de acordo com a empresa, grande economia em comparação com plantações convencionais.
Gustavo Cabral, presidente do Time Enactus UFAL, a mentoria da Amanco Wavin foi fundamental para a evolução do projeto, especialmente no cenário atual de pandemia. "Nossa mentora nos ajudou a inovar em meio a essa situação difícil. O resultado de nosso projeto gráfico ficou incrível e de fácil entendimento. Além disso, o uso da realidade aumentada possibilitou que levássemos nosso produto para mais perto dos clientes, mesmo durante o período de quarentena", frisa.
Desde março, os estudantes participaram de quatro encontros com a mentora Alexsandra Silva, engenheira de Serviços Técnicos da Amanco Wavin, e agora colhem os frutos dessa orientação profissional. "Começamos a entrar em contato com potenciais clientes e conseguimos, graças ao projeto gráfico e à realidade aumentada, fechar negócio com a ONG MandaVer, que atende a 400 crianças", ressalta Cabral.
A mentoria auxiliou, também, na doação de uma nova horta para a Associação da Vila Emater-II, comunidade carente de Maceió (AL), localizada no espaço de um antigo lixão. Uma vez que o solo contaminado do local não permite a instalação de hortas convencionais, o projeto Amitis se apresentou como a solução para atender o desejo dos moradores de cultivar uma horta comunitária. "Nessa localidade, onde residem 241 famílias, conseguiremos dar acesso a uma alimentação saudável para mais 1100 pessoas", afirma Cabral.
Adriano Andrade, diretor Comercial da Amanco Wavin, destaca que é gratificante acompanhar o desenvolvimento de diversos projetos sociais por meio da parceria com a Enactus. “Essa ação reforça o compromisso social e ambiental da Amanco Wavin, que tem o objetivo de amplificar a capacitação dos jovens e promover o desenvolvimento de comunidades pelo Brasil", afirma.
O Amitise e as outras quatro equipes selecionadas têm como desafio utilizar os produtos da Amanco Wavin de forma inovadora em seus projetos, sempre com o viés sustentável e em prol da melhoria social de uma comunidade.
Foto: Divulgação