Análises e opiniões
Texto: Redação Revista Anamaco
Durante o Encontro dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Ecomac-BA), realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, no Vila Galé Marés Guarajuba, a Revista Anamaco realizou mais uma edição do Estúdio Revista Anamaco Online. Em entrevistas exclusivas, executivos da indústria, varejo, atacado e entidades ligadas ao setor de material de construção deram suas opiniões sobre os temas principais do evento: economia e e-commerce.
E-COMMERCE EM FOCO
Estúdio Revista Anamaco Online conversa com Alexandre Cohim, diretor da Leo Madeiras e vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Acomac Bahia). Segundo ele, o e-commerce para muitos que atuam no varejo de material de construção, por alguns motivos, ainda é um “bicho papão” e uma realidade distante. Mas, Cohim garante que não é bem assim.
Assista a íntegra da entrevista: https://youtu.be/2p2Key1rUco
SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA É AGUARDADA
O presidente Executivo da Associação Nacioanal dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, também marcou presença no Estúdio Revista Anamaco Online. Ele alertou quanto à necessidade de uma simplificação tributária, lembrando que, inicialmente, não ocorrerá uma redução de impostos. Segundo ele, a simplificação trará benefícios para o varejo.
Confira na íntegra da entrevista em que áreas virão esses benefícios: https://youtu.be/jVqUR6XFO1I
COMO OS PEQUENOS LOJISTAS LIDARÃO COM A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A diretora da King Ouro (RJ), Lilian Lessa, e o diretor Comercial da Mass Distribuidora (AM), Marcelo Ozório, comentaram sobre os temas discutidos no Ecomac Bahia 2019. Segundo Lilian, o e-commerce já é uma realidade no segmento, embora muitos lojistas ainda não enxerguem desta forma. Ela acredita que haverá uma transformação no setor. Ozório ressaltou que o tema desperta interesse e os lojistas se adaptarão. Para ele, os pequenos revendedores da Região Norte, onde atua, deverão se adaptar, pois começarão a comprar online e perceberão que é necessário fazer parte deste mundo para não ficar para trás.
Assista ao conteúdo completo: https://youtu.be/jA7nE-FmrUc
INDÚSTRIA E VAREJO APOSTAM NO E-COMMERCE
Joaquim Coelho, diretor Comercial da Astra, e Arcione Piva, diretor Administrativo Financeiro do Grupo Elevato (RS), também fizeram suas avaliações sobre os temas propostos pelo Ecomac-BA. Piva declarou que a empresa tem usado a tecnologia para estreitar o relacionamento com os clientes. Coelho, por sua vez, explicou que a empresa tem um mix extenso e explicou porque é tão importante aliar o físico ao digital para incrementar os negócios.
O bate papo completo está em: https://youtu.be/HoxoFk-xP9U
INDÚSTRIA APRESENTA PROPOSTA DE E-COMMERCE E LOJISTA DA BAHIA APROVA A FÓRMULA
Também entrevistado por Beth Bridi, Nathan Bampi, diretor Comercial, de Inteligência de Mercado e de Marketing da Pado, explicou que caminho a empresa tomou para evitar o conflito entre os canais físicos e digitais. Luiz Roberto Ribeiro, diretor-presidente do Conselho das Lojas Buriti (BA), por sua vez, observou que o e-commerce no setor ainda é uma dificuldade a ser enfrentada e destacou que a indústria precisa olhar para o lojista como um parceiro.
A entrevista completa está disponível em: https://youtu.be/hkEqcaroB1k
INDÚSTRIA E COMÉRCIO UNIDOS ACREDITANDO QUE É O MOMENTO PARA UMA SIMPLIFICAÇÃO DE TRIBUTOS
Manoel Flores, diretor Superintendente da Astra, e Marcos Atchabahian, diretor da Village Home Center (SP) e presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, marcaram presença no Estúdio. Enquanto Atchabahian observou que a Reforma Tributária será possível quando o Congresso entender as necessidades e as dificuldades dos empresários, Flores explicou porque acredita que esse momento é oportuno para que a simplificação tributária torne-se realidade.
A entrevista completa com as análises dos executivos está em: https://youtu.be/v_lIX7OpvKE
LOJISTA DE TOCANTINS ANTENADO COM A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O diretor Comercial Financeiro da Irmãos Meurer (TO), Juliano Meurer, afirmou que o e-commerce é um concorrente real, os consumidores estão antenados e é preciso negociar constantemente com as indústrias para não perder espaço.
Assista ao conteúdo completo: https://youtu.be/1OP6_UmUIXs
Fotos: Grau 10 Editora