André Johannpeter assume presidência do Conselho de Administração da Gerdau
Texto: Redação Revista Anamaco
André Bier Gerdau Johannpeter foi eleito presidente do Conselho de Administração da Gerdau durante Assembleia Geral de Acionistas da empresa. O executivo substitui Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter, que ocupava a posição desde 2020, seguindo o plano de alternância previamente programada da gestão do Conselho como reflexo das boas práticas de governança corporativa da produtora de aço. Guilherme passa a ocupar a vice-presidência do Conselho de Administração.
André Johannpeter iniciou sua carreira na Gerdau há 45 anos, em 1980, na Fábrica de Pregos, em Porto Alegre (RS), tendo atuado em inúmeras áreas e operações da companhia no Brasil e na América do Norte.
Em 2002, assumiu o cargo de COO (Chief Operating Officer) das operações canadenses da Gerdau, além de liderar o processo de operação de sucata. Foi Vice-Presidente de Metálicos, COO da Gerdau nos Estados Unidos e, em 2006, tornou-se responsável pelos Processos Corporativos de Marketing e Vendas, Metálicos, Logística, Suprimentos e Recursos Humanos no Brasil, no cargo de Vice-Presidente Executivo.
Em 2007, foi promovido a CEO da empresa, cargo que ocupou por 10 anos, período em que liderou evoluções importantes da Gerdau como o processo de transformação cultural pelo qual a organização passou. Em 2018, foi eleito vice-presidente do Conselho de Administração.
Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Complementou sua formação acadêmica com os cursos de General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, em Ashridge (Inglaterra), e Advanced Management Program, na Wharton School da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), atualmente, o executivo é presidente do Conselho do Instituto Gerdau e membro do Comitê Executivo da Associação Mundial do Aço (worldsteel), além de integrar o Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e da Associação Latino-americana do Aço (Alacero). “A Gerdau é uma empresa genuinamente brasileira, com 124 anos de história, construída com princípios éticos e com o compromisso com a excelência operacional e a geração de valor para nossos todas os nossos stakeholders.Continuarei contribuindo para que a estratégia de negócios da Gerdau siga impulsionando a construção do futuro da companhia”, afirma Johannpeter.
Foto: Divulgação