Ânimo dos empresários com vendas do final do ano cresce, mas economia preocupa
Texto: Redação Revista Anamaco
Outubro marcou o terceiro mês seguido de alta do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), que atingiu 110,5 pontos. A pesquisa, produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que avalia a confiança do varejista paulistano, indica, neste momento, uma retomada tímida do otimismo, com o ICEC subindo 1,2% em relação a setembro.
Na análise da entidade, o aumento da confiança está atrelado ao desempenho positivo das vendas nos últimos meses, reflexo do mercado de trabalho aquecido e das melhores condições de renda, e à sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor. No entanto, ainda que essa trajetória de alta deva seguir até dezembro, o empresário demonstra preocupação e cautela quanto ao momento atual, conforme mostra o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), um dos componentes do ICEC que, embora tenha subido 0,7% em comparação a setembro, marcando 82,6 pontos, está 7,8% abaixo do apurado em outubro de 2023 e ainda permanece abaixo dos 100 pontos, indicando pessimismo.
Os outros dois componentes do ICEC também subiram em relação ao mês anterior. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) exibiu alta de 0,9%, marcando 141,6 pontos, ao passo que o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) avançou 3,6%, chegando aos 107,2 pontos, a melhor marca desde dezembro de 2022.
De acordo com a FecomercioSP, a despeito da subida pelo terceiro mês consecutivo e da expectativa positiva para o fim de ano, com a injeção dos recursos do 13º salário e datas como a Black Friday e o Natal, o ICEC está 1,1% abaixo do apurado em outubro do ano passado. Por isso, o empresário segue pessimista quanto às condições atuais, conforme captado pelo ICAEC, refletindo uma conjuntura difícil de juros elevados, aumento de custos, instabilidade cambial e a interrupção do ciclo de queda da Selic, afetando a confiança.
Foto: Adobe Stock