Movimento no varejo

Anseios e entraves das mulheres no varejo

Texto: Redação Revista Anamaco

O  Mulheres do Varejo (MdV) -  grupo recentemente criado com intuito de reunir executivas e empresárias ligadas direta ou indiretamente ao varejo de várias áreas, como alimentício, farmácia, material de construção, entre outrosacaba de divulgar uma pesquisa realizada com 87 executivas do varejo com idades entre 26 e 61 anos. Entre as participantes da pesquisa, 47% atuam diretamente no varejo, sendo 3% delas no segmento de material de construção. O levantamento teve como objetivo mapear o grupo para ter uma visão clara das expectativas e necessidades dessas profissionais e facilitar o direcionamento das próximas ações que estão sendo traçadas para 2019.

PERFIL DAS ENTREVISTADAS:

38% - CEO, Presidente, Sócia-Proprietária
23% - Diretoria, CFO
21% - Alta gerência
9% - Média gerência
9% - Executiva/Especialista

O levantamento buscou entender, principalmente, qual o papel das mulheres, a relevância e as possibilidades que têm de ser fundamentais para conseguirem realizar a transformação. Diante desse questionamento, 1/3 têm clareza da força e possibilidades das mulheres; 30% não têm clareza ou têm parcialmente claro qual o papel da figura feminina; e apenas 6% estão satisfeitas com o tratamento dado aos assuntos relacionados ao papel da mulher no varejo na atualidade.
O resultado aponta que as principais palavras citadas por essas executivas do varejo, quando questionadas sobre como é a relação entre homens e mulheres no setor foram: autoritarismo, machismo, preconceito e discriminação. Apesar disso, 29% declararam que percebem uma complementariedade e um trabalho de forma colaborativa, mas 62% afirmam que não estão satisfeitas com a relação entre homens e mulheres no setor e 80% disseram que o nível de esforço para alcançar cargos de direção é muito alto.

Fatores como profissionalismo, competência, conhecimento, determinação, parceria, respeito, sensibilidade e boa convivência também são palavras que se encaixam no ambiente corporativo na relação entre homens e mulheres

O MdV questionou, ainda, de que forma as executivas acreditam que a atuação feminina pode avançar e se fortalecer no varejo. O emponderamento e a autoestima foram citados por 51% das entrevistadas; 30% citaram fonte de inspiração; 26% diagnóstico; 23% troca de conhecimentos e informações e 14% capacitação e coaching.
As executivas citaram, ainda, o que podem ser oportunidades para o desenvolvimento das mulheres no segmento: 48% apontaram conscientização, mudança empresarial e legislativa; 30% autoconhecimento e papel da mulher; 28% aliança feminina e 16% tempo e investimento.
O Grupo Mulheres do Varejo foi criado no início de novembro, por Fátima Merlin e Vanessa Sandrini, duas profissionais reconhecidas na área, com o propósito de ser uma referência na construção de uma nova onda do setor, inspirando-se na força feminina. “Juntas queremos construir uma economia mais colaborativa tornando-se agentes de uma transformação no varejo”.
O que era para ser um grupo de discussão, despretensioso, em poucos dias, tornou-se tão falado que reuniu 200 mulheres, a maior parte em posições de alta liderança, no Whatsapp.

“Foram tantas vozes pedindo espaço para falar pela mesma causa que a responsabilidade aumentou”

Em duas semanas, dez mulheres se candidataram para fazer parte do Comitê Executivo, um planejamento estratégico foi elaborado, logotipo e apresentação foram criados, as redes sociais abertas, uma pesquisa enviada e, em um mês cerca de 500 mulheres já fazem parte do grupo. No Facebook, a página já alcançou seis mil pessoas em menos de um mês. O MdV já realizou seu primeiro encontro, em São Paulo, cujas inscrições esgotaram em curto espaço de tempo. Foi neste encontro que os resultados da pesquisa foram pela primeira vez apresentados e discutidos entre as participantes para traçar a conduta futura do Grupo.

PILARES DO GRUPO:

Entre os pilares que regem o Mulheres do Varejo está a geração de conteúdos, estudos e insights, através de pesquisas como esta, inclusive. Há a intenção, também, de criar eventos, cursos e workshops, assim como comitês e grupos de trabalhos específicos, à medida que os assuntos forem necessitando desta atenção.
A promoção de um ambiente propício para networking e relacionamentos profissionais e pessoais está, também, entre as intençôes do MdV. Dar visibilidade às mulheres que atuam no setor é o mote principal, através de parcerias e participações em eventos, ações públicas e privadas que fortaleçam e promovam o alcance dos objetivos do Grupo. Mentoria e coaching profissional para apoio profissional no mercado de trabalho e até a criação de um Banco de Talentos estão na mira do Mulheres do Varejo.

Foto: Fotolia

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