Anseios e entraves das mulheres no varejo
Texto: Redação Revista Anamaco
O Mulheres do Varejo (MdV) - grupo recentemente criado com intuito de reunir executivas e empresárias ligadas direta ou indiretamente ao varejo de várias áreas, como alimentício, farmácia, material de construção, entre outros - acaba de divulgar uma pesquisa realizada com 87 executivas do varejo com idades entre 26 e 61 anos. Entre as participantes da pesquisa, 47% atuam diretamente no varejo, sendo 3% delas no segmento de material de construção. O levantamento teve como objetivo mapear o grupo para ter uma visão clara das expectativas e necessidades dessas profissionais e facilitar o direcionamento das próximas ações que estão sendo traçadas para 2019.
PERFIL DAS ENTREVISTADAS:
38% - CEO, Presidente, Sócia-Proprietária
23% - Diretoria, CFO
21% - Alta gerência
9% - Média gerência
9% - Executiva/Especialista
O levantamento buscou entender, principalmente, qual o papel das mulheres, a relevância e as possibilidades que têm de ser fundamentais para conseguirem realizar a transformação. Diante desse questionamento, 1/3 têm clareza da força e possibilidades das mulheres; 30% não têm clareza ou têm parcialmente claro qual o papel da figura feminina; e apenas 6% estão satisfeitas com o tratamento dado aos assuntos relacionados ao papel da mulher no varejo na atualidade.
O resultado aponta que as principais palavras citadas por essas executivas do varejo, quando questionadas sobre como é a relação entre homens e mulheres no setor foram: autoritarismo, machismo, preconceito e discriminação. Apesar disso, 29% declararam que percebem uma complementariedade e um trabalho de forma colaborativa, mas 62% afirmam que não estão satisfeitas com a relação entre homens e mulheres no setor e 80% disseram que o nível de esforço para alcançar cargos de direção é muito alto.
Fatores como profissionalismo, competência, conhecimento, determinação, parceria, respeito, sensibilidade e boa convivência também são palavras que se encaixam no ambiente corporativo na relação entre homens e mulheres
O MdV questionou, ainda, de que forma as executivas acreditam que a atuação feminina pode avançar e se fortalecer no varejo. O emponderamento e a autoestima foram citados por 51% das entrevistadas; 30% citaram fonte de inspiração; 26% diagnóstico; 23% troca de conhecimentos e informações e 14% capacitação e coaching.
As executivas citaram, ainda, o que podem ser oportunidades para o desenvolvimento das mulheres no segmento: 48% apontaram conscientização, mudança empresarial e legislativa; 30% autoconhecimento e papel da mulher; 28% aliança feminina e 16% tempo e investimento.
O Grupo Mulheres do Varejo foi criado no início de novembro, por Fátima Merlin e Vanessa Sandrini, duas profissionais reconhecidas na área, com o propósito de ser uma referência na construção de uma nova onda do setor, inspirando-se na força feminina. “Juntas queremos construir uma economia mais colaborativa tornando-se agentes de uma transformação no varejo”.
O que era para ser um grupo de discussão, despretensioso, em poucos dias, tornou-se tão falado que reuniu 200 mulheres, a maior parte em posições de alta liderança, no Whatsapp.
“Foram tantas vozes pedindo espaço para falar pela mesma causa que a responsabilidade aumentou”
Em duas semanas, dez mulheres se candidataram para fazer parte do Comitê Executivo, um planejamento estratégico foi elaborado, logotipo e apresentação foram criados, as redes sociais abertas, uma pesquisa enviada e, em um mês cerca de 500 mulheres já fazem parte do grupo. No Facebook, a página já alcançou seis mil pessoas em menos de um mês. O MdV já realizou seu primeiro encontro, em São Paulo, cujas inscrições esgotaram em curto espaço de tempo. Foi neste encontro que os resultados da pesquisa foram pela primeira vez apresentados e discutidos entre as participantes para traçar a conduta futura do Grupo.
PILARES DO GRUPO:
Entre os pilares que regem o Mulheres do Varejo está a geração de conteúdos, estudos e insights, através de pesquisas como esta, inclusive. Há a intenção, também, de criar eventos, cursos e workshops, assim como comitês e grupos de trabalhos específicos, à medida que os assuntos forem necessitando desta atenção.
A promoção de um ambiente propício para networking e relacionamentos profissionais e pessoais está, também, entre as intençôes do MdV. Dar visibilidade às mulheres que atuam no setor é o mote principal, através de parcerias e participações em eventos, ações públicas e privadas que fortaleçam e promovam o alcance dos objetivos do Grupo. Mentoria e coaching profissional para apoio profissional no mercado de trabalho e até a criação de um Banco de Talentos estão na mira do Mulheres do Varejo.
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