Apareça e cresça
Usando a máxima “quem não é visto não é lembrado”, ficar fora das redes sociais pode ser um tiro no pé do lojista que quer manter e conquistar clientes. A presença digital é uma forma eficaz de ocupar um espaço na mente do consumidor
Elas vieram para ficar e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. As redes sociais, mais do que uma interação informal, podem ser aliadas importantes do varejo no contato com os clientes. E não estar nas redes sociais pode inibir a loja de material de construção de ser a escolha para que as pessoas façam suas compras.
Luiz Paulo Alves Wince Teixeira, sócio conselheiro da Sales Clube, Growth Team e CLHub e mentor de cursos do Parceiro da Construção, avalia que a presença digital é fundamental para ocupar um espaço na mente do consumidor. “As redes sociais podem multiplicar as chances de seu negócio estar no lugar certo no momento certo de impactar o cliente”, destaca.
Teixeira observa que as lojas precisam adotar algumas estratégias, como criar perfis nas principais plataformas, compartilhar conteúdo relevante, destacar produtos e projetos, oferecer promoções exclusivas, responder perguntas e interagir com seguidores, realizar sorteios e concursos, estabelecer parcerias com influenciadores e utilizar anúncios direcionados.
Segundo ele, os pequenos e médios lojistas precisam entender que a consistência e a autenticidade são fundamentais nas redes sociais e reforça que dedicar tempo para criar uma presença digital sólida e construir relacionamentos com seus seguidores aumentam as chances de aparecer.
O lojista deve determinar o que espera alcançar com a presença nas redes sociais. Pode ser aumentar a conscientização da marca, gerar tráfego para a loja ou site ou interagir diretamente com os clientes.
Outra dica é entender quem são seus clientes e em quais plataformas de rede social estão presentes. Isso ajudará o varejista a direcionar seus esforços de forma mais eficaz. É importante, também, publicar, regularmente, conteúdo interessante e relevante para seu público. Isso pode incluir dicas de construção, inspiração de projetos, informações sobre produtos e atualizações sobre a loja.
Teixeira ressalta que o setor de material de construção é visualmente atraente, portanto, o revendedor deve aproveitar isso. A orientação é que os lojistas tirem fotos e vídeos de alta qualidade dos seus produtos, projetos concluídos e até mesmo dos bastidores da sua loja.
Manter uma boa comunicação é outro quesito a ser considerado. A loja deve responder, prontamente, a perguntas, comentários e mensagens dos seguidores. Os comerciantes devem usar as redes sociais para anunciar promoções especiais, descontos e eventos no ponto de venda. Essas iniciativas podem gerar interesse e incentivar as pessoas a visitarem a loja física.
As ações conjuntas também podem ser um fator de atração dos clientes e de expansão do alcance da loja. Dessa forma, o executivo orienta que os revendedores estabeleçam parcerias com outras empresas locais, como empreiteiros ou arquitetos, e as mencione nas suas postagens.
O varejista pode utilizar anúncios segmentados e deve considerar investir em anúncios pagos nas redes sociais para aumentar sua visibilidade e alcançar um público específico. Com todas as dicas anotadas, é hora do lojista escolher em qual rede social deve estar presente.
A opção deve ser pelas plataformas mais usuais para o varejo e deve-se concentrar nas redes sociais que são relevantes para o negócio. Segundo Teixeira, Facebook e Instagram, geralmente, são boas opções para o varejo, mas o comerciante também deve considerar outras plataformas, como Linkedin, caso atenda a um público corporativo.
O importante é entender quem é o cliente alvo e realizar testes nas diferentes redes sociais a fim de encontrá-lo. Outra dica é pesquisar e perguntar para os clientes frequentes na loja qual a rede que eles mais usam.
IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM E RELACIONAMENTO
Assim como no ponto de venda físico, a equipe de vendas desempenha um papel crucial na estratégia de redes sociais. Ainda que os vendedores não atuem como gestores diretos das redes sociais, deve haver uma sintonia na abordagem e relacionamento nas mesmas com os clientes, mantendo o foco comercial pensando que, no fim, o consumidor é o mesmo que se relaciona com a empresa, independentemente se presencialmente ou on-line.
Já o proprietário da loja deve assumir o papel de liderança na estratégia de redes sociais, definindo objetivos, alocando recursos, supervisionando o conteúdo e monitorando os resultados. A indústria, por sua vez, deve estabelecer parcerias colaborativas com as lojas. Com isso, é possível fortalecer a presença on-line, melhorar a experiência do cliente e impulsionar os resultados de ambas as partes nas redes sociais.
Teixeira comenta que o lojista que utiliza corretamente as redes sociais pode alcançar clientes que não estavam no radar ou na “bolha regional” da loja, aumentar a lembrança de sua loja na cabeça do cliente, diminuir o custo de aquisição de novos clientes, elevar o ticket médio de consumo em sua loja, atrair mais fornecedores interessados em parcerias e aumentar o prestígio junto a fornecedores ao trabalhar corretamente a exposição de marca e produtos.
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