Aplicativo Toc Toc quer facilitar a contratação de profissionais da pintura
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de unir clientes e pintores, o Grupo Aliar, detentor da marca Tintas MC, lançou a startup Toc Toc. Trata-se de um aplicativo que visa facilitar a contratação de profissionais da pintura pelos consumidores finais, bem como a compra de produtos. “Conhecemos as dores envolvidas nos processos de pintura para o cliente e para o consumidor e o Toc Toc vem solucionar essas dificuldades”, afirma Renato Sá, CEO do Grupo.
O aplicativo permite que o consumidor encontre profissionais, faça orçamentos e cotações com maior facilidade e que o pintor tenha mais oportunidades de oferecer seus serviços e fazer parcelamentos com garantia de recebimento.
A ferramenta utiliza geolocalização para cruzar dados de pintores e clientes, de acordo com o local e o serviço desejado. O Toc Toc seleciona os profissionais mais indicados para cada necessidade. A startup pretende, ao longo do próximo ano, construir um banco de dados com mais de mil nomes.
Para usá-lo, o cliente precisa baixar o aplicativo na Play Store ou Apple Store e cadastrar-se. Para solicitar um orçamento, deve descrever o tipo de serviço e enviar um vídeo do local a ser reparado, o que permitirá calcular a área, o tempo de obra, materiais necessários. O orçamento é calculado pelo próprio aplicativo e repassado aos profissionais que, ao aceitarem, devem liberar sua bio para os clientes. A cada solicitação, receberá a indicação de três pintores. “É uma forma de oferecer orçamento justo e sem leilão”, destaca o CEO do Toc Toc, Henrique Leoni. Na fase seguinte, o consumidor poderá solicitar um orçamento dos materiais nas Tintas MC.
O valor do serviço será totalmente repassado ao profissional escolhido, que ainda poderá ser avaliado pelo cliente. Aqueles com notas abaixo de 3,5 - em uma escala de 0 a 5 - deixará a plataforma e deverá passar por curso de reciclagem caso deseje retornar. Para participar do app, o pintor deve ser cadastrar, responder ao questionário técnico e ter inscrição no MEI, além de enviar cópia de documentos pessoais e atestado de antecedentes criminais. O serviço tem garantia de execução e em caso de falta do profissional, o aplicativo envia outro pintor sem custo adicional.
Inicialmente, o Toc Toc atenderá somente a capital paulista, com perspectiva de expansão a todo o Estado de São Paulo até meados de 2024, seguindo para Goiás e Santa Catarina. Desenvolvido em 2021 e testado em 2022, o Toc Toc nasce avaliada em R$ 4 milhões e a expectativa é fechar 2023 com mais de 260 obras e receita bruta de R$ 1,6 milhão.
Foto: Divulgação