Após investimentos, produção da Alubar alcança recorde no primeiro semestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Alubar começa a colher os frutos dos investimentos que realizou em novas máquinas, excelência operacional, adoção de conceitos de indústria 4.0 e desenvolvimento de pessoas. Nos seis primeiros meses deste ano, a empresa alcançou um recorde de produção. Foram 43.600 toneladas de cabos elétricos de alumínio e cobre fabricados, sendo 8.400 toneladas no mês de junho, o que representa o mais alto volume mensal de sua história. O volume - de janeiro a junho - corresponde a 66,75% do total produzido em 2018.
No ano passado, após 20 anos de operação, a fábrica passou por uma expansão de suas instalações em Barcarena (PA). Paralelamente, iniciou a implantação do programa lean manufacturing, com foco na redução de desperdícios, maior produtividade e qualidade e menor tempo de entrega.
Jonnys Sales, gerente da Produção de Cabos da Alubar, destaca que, além das melhorias operacionais, a sintonia e o trabalho em equipe fez a diferença na produtividade. “Entendemos que a responsabilidade da produção é de todas as áreas da empresa, desde a industrial, passando pela manutenção, almoxarifado, expedição e outras. Se não houvesse essa vontade conjunta de oferecer o melhor trabalho, não teríamos os mesmos resultados”, acredita.
Ao longo do primeiro semestre, a Alubar continuou o investimento em instalação de novas máquinas. De março a junho, foram cinco novos equipamentos, sendo duas trefiladoras e três encordoadeiras para fabricação de cabos de alumínio. “O ganho de produtividade com as novas maquinas é de 100 toneladas a mais por dia, ou seja, 3.000 toneladas por mês em cabos de transmissão. Considero que a produção das novas máquinas contribuiu para alcançarmos o recorde de produção, mas isso é somente o inicio. Temos metas mais importantes no nosso futuro”, garante Andrea Bernardotto, gerente de Infraestrutura e Montagens Industriais da empresa.
Foto: Divulgação