Após tentativa de recuperação judicial, Itagres tem falência decretada - Revista Anamaco

Empresas

Após tentativa de recuperação judicial, Itagres tem falência decretada

Texto: Redação Revista Anamaco

Depois de um longo e complicado processo de recuperação judicial, a Itagres Revestimentos Cerâmicos, marca do Grupo TD, teve sua falência decretada pela Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca de Florianópolis (SC).
De acordo com a imprensa local, a decisão, divulgada em 24 de janeiro, deu-se pelo não cumprimento dos termos definidos no processo de Recuperação Judicial, que incluía a quitação de mais de R$ 350 milhões em dívidas com bancos, credores e ações trabalhistas.
A empresa encerrou suas atividades em novembro de 2023 e, com a atual sentença, as duas unidades fabris, localizadas em Mossoró (RN) e Tubarão (SC), foram lacradas pela Justiça e nenhuma negociação de bens ou atividades pode ser realizada. Ainda cabe recurso.
O Grupo Itagres chegou a obter renúncia fiscal de cerca de R$ 35 milhões do Estado do Rio Grande do Norte, terreno e insumos e empréstimo de quase 70 milhões de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para instalar a Porcelanati - outra marca da companhia -, em Mossoró, sem promover o retorno esperado, o que levou a prefeitura do município a acionar a Justiça para recuperar o terreno.
Segundo a Revista Única, o departamento jurídico e os diretores da empresa mostraram-se surpresos com a decisão. Segundo os advogados, o grupo empresarial sempre visou ao pleno cumprimento das suas obrigações, com destaque para iniciativas, como o pagamento do Plano de Recuperação Judicial através de proposta de investidor lançada no processo em fevereiro de 2024 e a formação do Consórcio de Credores Extraconcursais.
Ainda segundo os advogados, a sentença não traz melhores perspectivas de recebimento aos credores, principalmente aos funcionários e ex-funcionários, os pequenos e médios fornecedores, uma vez que a ordem de pagamentos disposta na lei de falências privilegia créditos fiscais sobre os demais.

Foto: Adobe Stock

Após tentativa de recuperação judicial, Itagres tem falência decretada
Compartilhe esse post:

Comentários