Aposta no parcelamento
O cheque pré-datado passa por um momento de estabilidade no cenário nacional. De acordo com a última pesquisa da TeleCheque, o número de pré-datados totalizou 79,52% no índice Brasil, apresentando um recuo de apenas 0,34% em relação ao mês de agosto e 1,23% ante o mesmo período do ano anterior. "O cheque pré-datado é uma criação do varejo brasileiro e hoje se destaca como uma das principais ferramentas de crédito do País", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
Segundo ele, especialmente durante a crise, com a baixa oferta de crédito, o pré-datado foi a solução para os consumidores manterem suas compras, consolidando o cheque como meio de inclusão social. Para os próximos meses, com a chegada do Natal, o uso de cheques - em especial os pré-datados, deve aumentar. "Até o final do ano, acreditamos que as emissões de pré-datados devem chegar a 82%. Os lojistas poderão apostar no cheque como um meio de pagamento flexível e seguro no ato da venda", avalia o vice-presidente.
"Os comerciantes terão no cheque uma boa opção para este final de ano, já que em nossas últimas pesquisas a tendências é que os consumidores reduzam ainda mais os indicadores da inadimplência, para garantir os seus créditos", finaliza.