Enare 2019

Aprendizado e troca de experiências

Texto: Redação Revista Anamaco

A cidade de Passa Quatro, no sul de Minas Gerais, foi o local escolhido para a realização da 27ª edição do Encontro Nacional de Redes Associativas (Enare). Promovido pela Federação Brasileira das Redes Associativistas de Material de Construção (Febramat), o evento aconteceu entre os dias 08 e 11 de maio, no Mira Parque Hotel, e teve como anfitriã a Rede Construai (MG).
Com o objetivo de discutir temas ligados ao setor da construção e ao associativismo, além de dar a oportunidade de aprendizado e reciclagem aos empresários e colaboradores, o encontro teve uma grade de programação  contemplando desde a realização de salas temáticas, com temas que envolvem marketing, RH, negociação e governança corporativa, atém de palestras com aspectos que podem ser aplicados no dia a dia das organizações. O resultado das salas foi apresentado aos participantes do Encontro.
Para uma plateia composta por  cerca de 300 pessoas oriundas de 19 redes associadas de 14 Estados brasileiros, Marcos Scaldelai foi o responsável pela palestra 99,9% não é 100%”. Baseada no primeiro livro e best-seller de Scaldelai, durante sua apresentação o palestrante mostrou dicas essenciais para uma carreira de sucesso, sempre valorizando a própria essência e frisando a importância da autenticidade, ousadia, acessibilidade na liderança e do “pensar fora da caixa”.
Ele também contou um pouco de sua trajetória em grandes empresas, mostrou cases de sucesso relevantes no mundo empresarial e abordou as quatro características que acredita ser os diferenciais de um grande líder: visão de empreendedorsenso de urgênciabrilho nos olhos e excelência. “Se o empresário tiver essa atitude e conseguir essa atitude dos seus funcionários, tenha certeza de que teu caminho é de ascensão”, garantiu.

   


O Enare foi marcado, ainda, por uma boa notícia para o setor de material de construção e para as redes de outros segmentos em atuação no País: o anúncio do investimento do governo alemão no País, visando desenvolver o modelo associativista no Brasil.
Batizada de Projeto Alemanha, a cooperação é uma parceria entre a Febramat e a Federação Alemã de Redes para intercâmbio de conhecimentos. Douglas Wegner, professor da Universidade Unisinos (RS), contou como a parceria teve início e quais os objetivos a partir da união entre as duas entidades.
Wegner comentou que quando foi fazer parte do seu doutorado na Alemanha, em 2009, por uma casualidade, conheceu Ludwig Veltmann, secretário geral e principal gestor da Federação Alemã de Redes e centrais de negócios. O professor lembrou que Veltmann ficou surpreso que alguém tivesse ido do Brasil até a Alemanha para saber como são as redes locais e chegando lá apresentasse como funciona esse modelo no Brasil. “Isso chamou a atenção dele, que não imaginava que o Brasil tivesse esse movimento de cooperação tão forte como é o do segmento de material de construção, assim como de outros setores como farmácias, móveis e supermercados”, comentou.
De acordo com o palestrante, ele e Veltmann, desde então, mantiveram contato. Ele lembra que, em 2016, recebeu um e-mail do gestor alemão dizendo que havia uma possibilidade de fazer um projeto em parceria para transferir conhecimento das redes da Alemanha e do Brasil e que seria financiado pelo governo alemão.
A ideia avançou, em 2017, a discussão foi aprofundada e, no ano passado, os alemães visitaram o Brasil e ficaram bem impressionados com a forma que as Redes são organizadas no País e com o profissionalismo do cooperativismo e o associativismo no País. “Depois disso, foi reafirmada a proposta de financiamento de três anos e, no começo de 2019, fizemos uma missão com integrantes da Febramat para finalizarmos, assinarmos o convênio e darmos início às atividades. Temos um carinho especial por esse projeto. Ele é para as Redes e para as lojas associadas e só vai ter uma chance de gerar resultados positivos se tivermos uma grande colaboração e engajamento de todos”, frisou.
Para a Febramat e para as Redes brasileiras, a ideia é conhecer as melhores práticas de gestão e conhecer como as Redes estão estruturadas na Alemanha. A partir daí, traçar ações e metas aplicáveis dentro desse tratado de cooperação. “Dessa forma, preparadas, podem defender muito fortemente o interesse das Redes”, garantiu.
Adriano Pereira, gestor Executivo da Febramat, por sua vez, apresentou os três objetivos que deverão ser trabalhados. São eles: representação de interesses, que significa compor uma força tarefa entre a Febramat e as demais federações para debater assuntos comuns e, assim, fortalecer e defender o segmento. “Já começamos esse movimento, olhamos para dentro de casa, fizemos contatos e relacionamentos para conversamos e buscarmos essa convergência. Temos de colocar em pauta alguns temas de forma estruturada para nos tornarmos aliados”, garantiu.

Fotos: Grau 10 Editora

 

A cobertura completa do Enare 2019 poderá ser conferida na edição 306 impressa da Revista Anamaco

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