Aquisição da BR Massa impulsiona crescimento mundial da Sika
Texto: Redação Revista Anamaco
O ano de 2021 está sendo promissor para a Sika. Além de atingir, no primeiro trimestre, novo recorde de vendas no mundo, no Brasil alcançou outras conquistas, como a aquisição da BR Massa, fabricante de argamassas, localizada em Minas Gerais, Estado em que a companhia ainda não possuía fábrica própria.
Romeu Martinelli, gerente-Geral da Sika Brasil, reforça que a aquisição de uma empresa local reconhecida pela produção e comercialização de argamassas e rejuntes foi uma grande oportunidade para a Sika melhorar sua posição em um dos principais centros econômicos do Brasil, bem como expandir sua capacidade de produção. A compra aconteceu em março e foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em maio. “A empresa se consolida, ainda mais, como o terceiro player no mercado brasileiro, com participação extremamente significativa em todas as regiões”, comemora.
Em levantamento mundial apresentado pela companhia, apesar da pandemia de Covid-19 e todas suas consequências socioeconômicas, a marca teve um início dinâmico para o ano fiscal de 2021. Dentre os destaques, estão aumento de vendas de 12,6% em moedas locais, vendas do primeiro trimestre de 1.998,6 milhões de francos suíços e um aumento significativo no EBIT (margem de EBIT atingindo 15% pela primeira vez), além das aquisições da Kreps (Rússia), DriTac (EUA) e BR Massa (Brasil). “Mesmo com o isolamento social e as medidas necessárias para combate à pandemia mundial, a Sika permanece sendo um Grupo forte e sólido, preparado para crescer nos próximos anos. Estamos sempre traçando estratégias e buscando ser assertivos, com fortes percentuais de crescimento orgânico e também com oportunidades através de aquisições”, conta Martinelli.
O executivo revela que, analisando o cenário brasileiro, há uma grande representatividade nos números. Isso porque a Sika Brasil possui uma posição de destaque dentro do Grupo, sendo a maior operação na América Latina. “Todas essas conquistas estão diretamente relacionadas com o Brasil. No primeiro quadrimestre de 2021, apresentamos um aumento em vendas próximo a 30% e um crescimento de EBIT robusto, além da importante aquisição da BR Massa”, conta.
O executivo ressalta que a marca tem o crescimento e a inovação como suas filosofias, sendo esses os principais nortes de seu plano estratégico com foco em resultados e bases desenhadas até 2023. “Quando falamos de Brasil, temos um objetivo interno mais desafiador, com taxas de crescimento ainda maiores do que as estabelecidas pelo Grupo”, finaliza.
Foto: Divulgação