Aquisições e sinergias - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2024

Aquisições e sinergias  

Novas marcas permitiram atuação em novos segmentos, com resultados significativos a partir de lançamentos de produtos, projetos em estrutura e trabalho conjunto das equipes de vendas 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024
Tubos e Conexões de PVC para Água Fria - Pulverização
Tubos e Conexões de PVC para Esgoto - Pulverização
Registros Plásticos de Esfera - Pulverização

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Desafio feito é desafio aceito. Com essa máxima, Fernando Oliveira, presidente do Grupo Krona, não só define o ano de 2024, como descreve a postura da empresa diante da competitividade do mercado e da acirrada disputa por melhores preços, que tem gerado bons resultados. “Avalio que estamos nos saindo muito bem, com um crescimento consistente, a partir da conquista de novos espaços e com o fortalecimento de todas as nossas marcas” afirma.
Com um portfólio ampliado em 2023, quando a Víqua - com foco em irrigação - e o Grupo Linear - com as marcas Elleve, Novii e Top-Max - foram adquiridos, a empresa tem alcançado melhores desempenhos no mercado, graças à sinergia alcançada entre os times de vendas da Krona e Víqua, que abre oportunidades no mercado do agronegócio e tem no lançamento dos tubos de irrigação uma ação marcante. Sintonia entre as equipes da Krona e Linear também vêm gerando aberturas de mercados.
O enfrentamento das dificuldades e o desempenho positivo da empresa, em 2024, foram fruto de estratégias que incluem diversos projetos, que vão de novos produtos a melhorias da infraestrutura, a exemplos dos investimentos realizados na sede do Grupo, em Joinville (SC), nas áreas de distribuição e estoque.
O destaque, entretanto, é o Programa de Geração de Ideia (PGI), que incentiva a participação dos colaboradores, com projetos para o desenvolvimento de produtos e aperfeiçoamento dos processos internos ou por meio de parceiros. Oliveira conta que o PGI recebeu 681 ideias no primeiro ano, das quais 448 foram avaliadas pelo Comitê do Programa e 24 selecionadas na categoria Ver e Agir, de execução mais simplificada, e três foram implementadas na categoria Novos Projetos. “Todas contribuem para aperfeiçoar a utilização de diversos equipamentos, a infraestrutura, o ambiente de trabalho, a assistência à saúde e a sustentabilidade no processo produtivo, que é nossa prioridade”, explica o executivo.


AVANÇO CONSISTENTE Em 2023, a receita líquida cresceu 10% e o lucro líquido, 38,5%.
A expectativa é chegar na casa dos R$ 2 bilhões de faturamento em 2024

Na avaliação do presidente da Krona, o mercado e a economia levaram a um volume de vendas alinhado ao observado em 2023. “A exceção ficou por conta do segmento de irrigação, cujo volume de vendas praticamente triplicou em relação a 2023. De forma realista, devemos crescer ainda na casa de um dígito. Contudo, o fundamental é mantermos um avanço consistente e permanente, com estratégias bem desenhadas em nosso planejamento”, observa. “Chegamos aos R$ 2 bilhões de faturamento em 2024”, revela.
A boa posição no mercado não veio por acaso. Ao longo das três décadas de operações, fez toda a diferença a construção de um estreito relacionamento com os clientes, com produtos de alta qualidade, preços competitivos e apoio concreto nas vendas, desde a ambientação de lojas, campanhas de vendas até a orientação e formação, com muitos treinamentos em pontos de venda e nas obras.  
Os valores e estratégias da empresa contribuíram muito para a superação de dificuldades que o mercado e a macroeconomia apresentam. Oliveira ressalta que a Krona aproveitou todas as oportunidades e, com isso, atingiu crescimento acima da média em 2023, reflexo também da boa aceitação dos produtos lançados e a conquista de maiores parcelas de mercado nos dois últimos anos. “Em 2023, nossa receita líquida cresceu 10% e o lucro líquido aumentou 38,5%. Seguimos investindo e acreditando no Brasil”, salienta o executivo, comemorando, ainda, os melhores posicionamentos em pesquisas de desempenho de indústrias em âmbitos regional e nacional.
Em 2025, diante da percepção da continuidade do atual cenário, o planejamento inclui lançamentos de produtos, ainda mais sinergia entre os times em cada marca e entre elas e o fortalecimento das parcerias com lojistas, distribuidores, profissionais e empresas da construção e do agronegócio. “É o que está dando certo e o que, acreditamos, nos fará ainda maiores em 2025. Da economia, esperamos que cresça e que avancem também as políticas públicas voltadas ao déficit habitacional”, finaliza Oliveira.

FERNANDO OLIVEIRA Devemos crescer ainda na casa de um dígito, mas é importante mantermos um avanço consistente e permanente

Aquisições e sinergias   
Compartilhe esse post:

Comentários