ArcelorMittal adere à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero  - Revista Anamaco

Empresas

ArcelorMittal adere à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero 

Texto: Redação Revista Anamaco

A ArcelorMittal Brasil aderiu, formalmente, em 20 de novembro, à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O termo de adesão foi assinado por Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, e por Jefferson De Paula, CEO Aços Longos Latam e Mineração Brasil.
A data da adesão foi escolhida por coincidir com o Dia da Consciência Negra, o mais importante reconhecimento aos descendentes de africanos, e da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou contra o sistema escravista no Brasil. "A adesão à Coalizão nos coloca ao lado de outros parceiros empresariais que buscam, em um esforço coletivo, superar a desigualdade de raça e de gênero nas organizações", afirma Batista Filho. "Estamos formalizando para a sociedade o compromisso que já temos internamente de tornar nossa empresa mais diversa e inclusiva", complementa, De Paula.
A Coalizão é um fórum permanente de promoção da diversidade no mercado de trabalho, mantido pelo Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360 e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ao longo dos dias 18, 19 e 20 de novembro, a ArcelorMittal realizou uma série de atividades durante a chamada "Semana da Consciência Negra". Este foi o segundo ano em que o evento é promovido pela empresa, por meio de seu Grupo de Diversidade Racial, que reúne empregados voluntários e que é apadrinhado por Erick Torres (foto), vice-Presidente de Operações de Aços Planos da ArcelorMittal Brasil. "A Semana da Consciência Negra é um momento a mais para refletirmos sobre a forma como agimos e o que estamos fazendo, efetivamente, para dar conhecimento e valorizar a cultura negra bem como combater o racismo e qualquer forma de discriminação. Nesse sentido, as empresas têm papel fundamental na disseminação de boas práticas e de uma cultura diversa, inclusiva, íntegra, respeitosa e empática. Somente por meio da conscientização e educação construiremos uma sociedade mais justa e igualitária", destaca Torres.
Há pouco mais de um ano, a ArcelorMittal lançou seu Programa de Diversidade e Inclusão. Esse programa foi responsável pela criação do Grupo de Diversidade Racial e dos grupos de afinidade LGBTI+, de Equidade de Gênero e de Pessoa com Deficiência.
Atualmente, cerca de 1.300 empregados participam ativamente como voluntários e aliados do Programa, sugerindo ações, projetos, promovendo reflexões e ajudando a disseminar a causa dentro e fora da empresa.

Foto: Divulgação

 

ArcelorMittal adere à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero 
Compartilhe esse post:

Comentários