ArcelorMittal Brasil assina carta de adesão ao Fórum LGBTI+
Texto: Redação Revista Anamaco
A ArcelorMittal Brasil assinou, em 24 de junho, a carta de adesão da empresa ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, entidade que reúne companhias comprometidas com a promoção da diversidade e a defesa dos direitos da comunidade LGBTI+ e dos Direitos Humanos. O documento foi assinado, durante evento virtual, por Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, e por Jefferson De Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos Latam.
Com a adesão, a ArcelorMittal assume os “10 Compromissos” propostos pelo Fórum para a promoção dos direitos LGBTI+. Os três primeiros deles são o compromisso da presidência e dos executivos com o respeito e a promoção dos direitos LGBTI+; a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+; e a promoção de um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+. "Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a diversidade e inclusão, tendo um olhar ainda mais cuidadoso para as pessoas LGBTI+. Além disso, nos comprometemos com a criação de um ambiente de trabalho cada dia mais seguro psicologicamente para os nossos empregados", afirma Adriani Damazio, diretor de Pessoas, Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil e sponsor global de Diversidade e Inclusão do Grupo.
A assinatura acontece durante a Semana do Orgulho LGBTI+ e no mês em que se completa um ano do lançamento do Programa de Diversidade e Inclusão da ArcelorMittal, responsável pela criação do grupo de afinidade LGBTI+ da empresa, além dos grupos de Equidade de Gênero, de Diversidade Racial e de Pessoa com Deficiência. “Somos únicos em nossas individualidades e somos plurais em nossa complementaridade. A força de uma organização é diretamente proporcional à força de seu time. E essa força vem do exercício amplo de respeito e aceitação e valorização das diferenças”, afirma Andrei Bosco, gerente de Cultura e Competências de Inovação da ArcelorMittal Aços Longos Brasil e padrinho do grupo de afinidade LGBTI+.
Pedro Henrique Borges (foto), líder do grupo de afinidade LGBTI+ da companhia, destaca que uma empresa diversa e inclusiva passa a contar com empregados cada vez mais felizes e, consequentemente, mais produtivos, criativos e capazes de inovar. “Tudo isso reflete diretamente nos resultados gerais da organização. Costumo dizer que positividade é igual a produtividade”, completa.
Além da adesão, a ArcelorMittal planeja mais dois eventos virtuais para a Semana do Orgulho LGBTI+. Hoje (25 de junho), será realizada uma roda de conversa sobre inclusão LGBTI+ em empresas com Ian Louden, head global de Brand da ArcelorMittal. E, ao longo da semana, acontecerá uma série de atividades sobre a temática LGBTI+, incluindo um quiz (jogo de perguntas e respostas) com premiações para os empregados que conseguirem mais pontos e a divulgação de um vídeo manifesto da empresa em homenagemà Semana do Orgulho LGBTI+.
Foto: Divulgação