ArcelorMittal Brasil obtém Declaração Ambiental de Produtos para construção civil
Texto: Redação Revista Anamaco
A ArcelorMittal Brasil acaba de adquirir a Declaração Ambiental de Produtos (DAP) para Bobinas Laminadas a Quente, Bobinas Galvanizadas e Galvalume. Os produtos - destinados à construção civil - são desenvolvidos nas plantas industriais do segmento de Aços Planos: Tubarão (ES) e Veja (SC). As declarações emitidas pelo órgão alemão IBU (Institut Bauen und Umwelt) são baseadas nas normas ISO 14025 e EN 15804.
Na avaliação da empresa, a certificação deverá contribuir para aumentar a competitividade no setor de construção civil, que tem buscado entregar empreendimentos cada vez mais produtivos e sustentáveis e com menor custo. “A DAP possibilitará uma maior presença de nossos produtos no setor de construção e a iniciativa vai ao encontro do cenário atual de edificações certificadas e com maior apelo sustentável”, afirma Alexandre Gama, gerente de Desenvolvimento da Construção Aços Planos da companhia.
O executivo aponta que, além de trazer inúmeros benefícios para o consumidor, a emissão da DAP é uma quebra de paradigma. “É uma sinalização da empresa para o mercado que evidencia a preocupação ambiental e com a sustentabilidade, ao dar transparência aos dados de consumo de recursos naturais, às emissões e resíduos gerados no processo”, observa.
Auditado de forma independente, os documentos reúnem dados sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos. É uma ação pioneira orientada à demonstração dos impactos ambientais dos produtos. “A transparência em mostrar os impactos dos produtos da ArcelorMittal Brasil é o principal aspecto da DAP. A certificação considera os processos de extração e produção, incluindo o fim da vida do produto”, explica Guilherme Abreu, gerente-Geral de Sustentabilidade da empresa.
Leonardo Ribeiro, analista de Meio Ambiente da companhia, comenta que o processo da emissão da declaração para os novos produtos levou cerca de um ano. “As outras declarações obtidas pela ArcelorMittal demoraram, aproximadamente, um ano e meio. Além da experiência anterior, a contratação de uma consultoria nacional para nos dar suporte deu maior agilidade ao processo”, justifica.
Em 2018, a empresa obteve a DAP para vergalhões CA25 e CA50. No ano passado, a declaração foi estendida para Telas, Treliças, CA60 Nervurado, Arames Recozidos e Pregos.
Foto: Divulgação