ArcelorMittal é vencedora das Américas no Desafio Internacional do Aço
Texto: Redação Revista Anamaco
A ArcelorMittal foi a vencedora das Américas na etapa regional do steelChallenge-18 (Desafio Internacional do Aço), com Caio Andrade, funcionário da unidade Pecém e mais 10 colegas, do Ceará, e também o funcionário Ewerton Augusto Freitas, da unidade Tubarão, no Espírito Santo.
A produtora de aço conquistou 10 posições no Top 12 do concurso na categoria regional das Américas de profissionais da indústria, além de ter oferecido treinamento para quatro vencedores na categoria estudantil. A conquista qualifica a ArcelorMittal para a etapa mundial, em abril de 2024, que ocorrerá em Londres (Inglaterra) durante encontro das lideranças globais do mundo siderúrgico.
Organizado pela World Steel Association (WSA), o campeonato promove aprendizagem e coloca as habilidades dos inscritos à prova. O steelChallenge-18 foi realizado em duas rodadas, sendo que a primeira foi uma etapa regional. Durante 24 horas, os competidores usaram simuladores de Forno Elétrico a Arco e de Fabricação de Aço Secundário para fabricação do produto da maneira mais econômica possível.
Os finalistas de cada região e categoria vão avançar para a etapa mundial, programada para abril de 2024, para competir pelo título de Campeão. Essa segunda rodada ocorrerá durante a reunião do Conselho de Membros da World Steel Association e os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia de premiação com as principais empresas siderúrgicas do mundo. "É um motivo de muito orgulho para a ArcelorMittal ter participado desse concurso pela primeira vez. Ter esse destaque é algo que torna o nosso time referência de excelência. Isso está totalmente alinhado aos nossos valores de qualidade e liderança. Ver empregados e parceiros usando seu conhecimento para fazer a diferença no mundo e levar o nome da ArcelorMittal e do Brasil para o mundo é motivo de muito orgulho para todos nós", reconhece Welington Guidoni, diretor técnico da unidade Pecém da ArcelorMittal.
Além de contar com nove colaboradores participantes, a unidade Pecém da ArcelorMittal estimulou a participação dos alunos do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da doação de 21 vouchers de inscrições e treinamento específico. "Foram dois meses de treinamento muito árduo. O nível de dedicação foi altíssimo, com estudos inclusive no fim de semana e nas madrugadas. Sem falar no tempo de prova, 24 horas de desafio, algo que exige muito mentalmente e fisicamente da pessoa. Após superar tudo isso, ser recompensado com o pódio do Steel Challenge das Américas é gratificante", celebra Caio Andrade, vencedor da etapa regional da categoria industrial e empregado ArcelorMittal na unidade Pecém.
Os participantes que concluíram com êxito a simulação receberão um certificado da SteelUniversity. Além disso, ganharam acesso a uma ampla gama de recursos de aprendizagem, incluindo cursos de e-learning, modelos 3D interativos e simulações práticas projetadas para aprimorar seus conhecimentos sobre a indústria siderúrgica.
Foto: Adobe Stock