ArcelorMittal entrega nova linha de trefilação de fio-máquina em Sabará
Texto: Redação Revista Anamaco
A ArcelorMittal Brasil entregou, em 14 de março, a nova linha de trefilação de fio-máquina da Unidade de Sabará (MG), que produz soluções de alto valor agregado para o setor automotivo e a indústria. A solenidade contou com as presenças de Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos e Mineração Latam, e de Romeu Zema, governador de Minas Gerais.
O investimento - de R$ 144 milhões - inclui a construção de um novo galpão para armazenagem de produtos acabados e a aquisição de dois novos equipamentos automatizados de trefilação, que vieram da Alemanha.
De acordo com De Paula trata-se do que existe de mais moderno e avançado em termos de automação, solução mecânica, segurança e layout atualmente no Brasil. Ele explica que a produção, que teve sua capacidade ampliada em 35%, será voltada, prioritariamente, para o mercado interno. “Com a expansão da usina, vamos reforçar o nosso portfólio de soluções em aço para o mercado de molas, amortecedores, parafusos, eixos, barras estabilizadoras, fixadores e outros produtos da indústria”, explica Jefferson De Paula.
Além de assegurar mais qualidade, agregar novas soluções em aço e ampliar o mix de produtos, a chegada dos equipamentos à usina de Sabará deverá permitir que a empresa continue acompanhando o crescimento dos setores automotivos, de ferramentas e ferroviário, fortalecendo a participação nesses mercados.
O executivo salienta que Minas Gerais tem uma importância estratégica para o Grupo, Estado onde a empresa iniciou sua história no Brasil e está presente há mais de 100 anos. “Minas Gerais tem uma importância estratégica para a ArcelorMittal. Com esse projeto de expansão da Unidade de Sabará, uma unidade centenária, reforçamos o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Estado. Produziremos aço empregando as melhores tecnologias, o que reforçará significativamente nossa capacidade, competitividade e a sustentabilidade das nossas operações”, afirma De Paula.
Zema garante que o governo prossegue com todo apoio ao setor produtivo. “Entendemos que esse é o caminho para crescimento. Agradecemos à empresa pela confiança de investir em nosso Estado." afirma Zema.
A expansão da Unidade de Sabará faz parte do plano estratégico de investimentos da ArcelorMittal Brasil para o ciclo de 2021 a 2028. Com os aditivos aos protocolos assinados com o Governo de Minas, os aportes para as unidades da empresa no Estado somam R$ 11,5 bilhões.
Entre os principais projetos previstos estão a expansão da área plantada de florestas e o programa de descarbonização da BioFlorestas, segmento de produção de carvão vegetal do Grupo; a implantação de uma nova linha de lingotamento contínuo na unidade de Juiz de Fora; a reforma do alto-forno e a modernização da Unidade de Monlevade; e a atualização das usinas de produção de aço, de serviços e das minas de ferro.
Também integram o plano de investimentos a ampliação e a construção de uma nova planta de beneficiamento de minério de ferro na Mina de Serra Azul (em andamento), a expansão da planta industrial da Belgo Arames, em Itaúna, e a modernização de outras usinas da Belgo Arames no Estado (já concluídas).
Foto: BS Fotografias/Divulgação