ArcelorMittal leva o Brasil, mais uma vez, ao pódio do Desafio Mundial do Aço
Texto: Redação Revista Anamaco
A ArcelorMittal garantiu, pelo segundo ano consecutivo, um lugar no pódio do steelChallenge (Desafio Internacional do Aço), o maior campeonato mundial de simulação de produção de aço. Representando o Brasil, a empresa conquistou o 2º lugar na categoria indústria da 19ª edição da competição, realizada na terça-feira (08 de abril) em Sydney, na Austrália, disputando com 1.130 participantes de todo o mundo em duas etapas.
O resultado foi celebrado por Juliano Coelho, CTO (diretor técnico) da ArcelorMittal unidade Pecém. “Mais do que uma competição, o steelChallenge é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento técnico, inovação e conexão global. Resultados como esse reforçam a capacidade da ArcelorMittal de formar profissionais altamente qualificados e preparados para os desafios de uma indústria em constante transformação. O desempenho das nossas equipes demonstra a força do conhecimento aplicado em conjunto com nossos valores: segurança, sustentabilidade, qualidade e liderança”, destaca Coelho.
A final mundial reuniu os vencedores das etapas regionais de todos os continentes. O desafio técnico consistiu em produzir aço carbono de alta resistência para o setor automotivo, com o menor custo possível e respeitando limites de pegada de carbono - em linha com os compromissos globais de sustentabilidade da indústria do aço.
O resultado que levou o Brasil ao pódio foi conquistado por Leandro Ribeiro, analista da ArcelorMittal unidade Pecém, no Ceará. “Representar o Brasil e a empresa nessa final mundial é uma experiência incrível. Desde 2023 venho me preparando intensamente, estudando muito e me dedicando aos simuladores. Foi um desafio técnico exigente, que testou nossa resiliência e capacidade de adaptação em tempo real. Mesmo enfrentando dificuldades durante a prova, consegui reagir, otimizar minha estratégia e alcançar um bom resultado. Isso só foi possível graças ao trabalho coletivo da equipe, com muita troca de conhecimento e apoio mútuo”, comenta Ribeiro.
Além do desempenho de destaque na categoria profissional, a ArcelorMittal também esteve presente no pódio da categoria universitária, com o estudante Daniel Aquer, do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também ficou em segundo lugar mundial com o apoio da empresa. Contemplando as etapas regionais e mundial, o steelChallenge-19 reuniu 1.130 participantes de 100 empresas de todo o planeta. Na categoria estudantil, participaram 1.494 alunos de 126 universidades.
Alex Nascimento, gerente de Infraestrutura Interna da ArcelorMittal unidade Pecém e coordenador do ciclo de preparação para o steelChallenge, celebrou a consistência do trabalho realizado. “Nós conseguimos mobilizar jovens talentos de toda ArcelorMittal Brasil de diversas áreas em uma preparação colaborativa, que envolveu troca de conhecimento e muita dedicação. É gratificante ver que a empresa reconhece e investe nesse potencial, e que isso se traduz em resultados tão expressivos no cenário global. Além do desempenho individual, o steelChallenge tem nos mostrado a importância de promover uma cultura de aprendizagem e inspiração contínua”, finaliza Nascimento.
Foto: Divulgação