ArcelorMittal obtém declaração de transparência em produtos de aço
Texto: Redação Revista Anamaco
A ArcelorMittal acaba de obter a Declaração de Segurança Química de Produtos (HPD - Health Product Declaration), que relata o conteúdo químico de um produto e o relaciona aos potenciais riscos à saúde ocasionados pelos seus ingredientes. As noves HPDs, que foram publicadas em abril, referem-se a produtos voltados para a construção civil dos segmentos Longos e Planos da ArcelorMittal e também da Belgo Bekaert Arames (BBA). Os produtos que possuem declarações são: vergalhões (CA25, CA50 e CA50-S/AR e CA60), telas soldadas, treliças, Dramix, bobinas (laminadas a quente, laminadas a quente resistente à corrosão, laminadas a frio e revestidas por imersão a quente), arames recozidos, pregos e fios e cordoalhas para concreto protendido.
As soluções são produzidas nas plantas industriais da ArcelorMittal em João Monlevade, Contagem, Juiz de Fora e Sabará (MG), Osasco, Piracicaba e São Paulo (SP), Tubarão (ES), Vega (SC), Barra Mansa e Resende (RJ), Três Lagoas (MS) e Feira de Santana (BA). “A nossa busca é constante por uma aplicação sustentável do aço no mundo. Além de maior transparência, as declarações são mais um importante passo para apoiar as construtoras na obtenção de certificações ambientais”, destaca Luis Augusto Pupin, especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal.
A entidade responsável por definir as regras de elaboração e publicação das declarações é a HPD Collaborative, organização não governamental comprometida com a melhoria contínua na fabricação de produtos.
A partir das certificações ambientais para a construção é possível garantir aos usuários que os empreendimentos atendam aos requisitos de desenvolvimento sustentável, bem como a padrões eficientes de sustentabilidade. Essas certificações são verificadas e emitidas por empresas de terceira parte, como é o caso das certificações LEED, AQUA e GBC. "Através das HPDs, os clientes da ArcelorMittal poderão atender a um maior número de créditos em uma das principais certificações ambientais para a construção civil, a certificação LEED”, comenta Adriana Hansen, gerente da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), consultoria que deu suporte à produtora de aço na elaboração das declarações.
Segundo ela, a ArcelorMittal já contribuía com mais créditos nas certificações ambientais, a partir da publicação de diversos documentos, entre eles as DAPs Tipo III, liderando o movimento nacional de transparência de dados ambientais dos seus produtos.
Foto: Divulgação