Arte na rua
A Lorenzetti patrocina a 23ª edição do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas. O projeto, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, tem o objetivo de promover o desenvolvimento sociocultural, oferecendo programação de artes integradas, estruturada em ações de formação por meio de oficinas, apresentações artísticas com linguagens musicais como principal ferramenta para a execução da arte. O evento é aberto ao público e ocorre na Praça Victor Civita em São Paulo.
Na edição desse ano, algumas das principais atrações serão as apresentações musicais, entre elas, da Luasitânia Orkestra, cujo show dará origem ao novo CD do Festival, que será divulgado em toda a rede internacional.
O evento contará, ainda, com a participação da Orquestra Antunes Câmara, com regência do maestro Ênio Antunes, que traz uma programação de música erudita, com apresentações de concertos de Vivaldi, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos e Guerra-Peixe. Intervenções circenses e expressões da cultura brasileira também estarão presentes, como o Maculelê e o Encontro de Capoeira das Fábricas.
No âmbito artístico, a exposição “Pequenas Memórias” prestará homenagem a José Saramago, fundador do Festival, ficando aberta à visitação nos dois dias do evento. A mostra, inspirada em seu livro autobiográfico, foi especialmente criada pelas artistas da Guilda Paulistana, grupo de seis mulheres que expressam sua arte por meio de cerâmica, fotografia, pintura e escultura.
O Festival Sete Sóis Sete Luas foi criado em 1993. Inicialmente, restrito à Itália e Portugal, o evento expandiu-se, reunindo hoje 40 cidades de 11 países: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, Franc¸a, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal e Romênia. O nome do Festival é inspirado por duas personagens literárias, Baltazar e Blimunda, protagonistas do romance de José Saramago, “Memorial do Convento”.
Com entrada gratuita, as intervenções artísticas serão realizadas das 15h às 20h (no dia 30) e das 11h às 12h30 (dia 31).