Artecola completa 73 anos e comemora crescimento de 27% no trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Artecola Química está completando, hoje (05 de maio), 73 anos de vida. A data, mais do que marcar uma longevidade incomum a empresas brasileiras, celebra uma série de conquistas recentes. “Estamos com um importante crescimento, sólido e continuado, abrindo espaço em novos mercados e retomando posições em setores com os quais temos ligação histórica. Nestas mais de sete décadas, vivemos muitos momentos distintos, mas soubemos nos reinventar e seguir inovando”, destaca Eduardo Kunst, presidente Executivo da empresa.
O executivo conta que, apostando na inovação sustentável, a empresa tem registrado crescimento constante. No ano passado, apesar do período de forte queda na economia mundial, por conta da pandemia de Covid-19, a Artecola cresceu 7%. E, no primeiro trimestre de 2021, os negócios se aqueceram e a companhia registrou incremento de 27%. “Se compararmos com o primeiro trimestre de 2020, foi um grande avanço sobre um período em que ainda não havíamos sentido os efeitos da pandemia. Ou seja, não foi um incremento sobre uma base baixa, pelo contrário, é um forte resultado, fruto de estratégias que têm se mostrado eficientes para nossa performance”, frisa Kunst.
O executivo destaca que, mesmo antes do tema sustentabilidade ganhar relevância nas organizações, a Artecola já tinha o tema incorporado aos negócios. “Nem sempre o mercado esteve pronto para receber as inovações apresentadas. Hoje, finalmente a sustentabilidade passou a ser uma busca significativa para empresas e sociedade. Por conta de nossa visão amadurecida para o tema, já estávamos preparados para atender a essa demanda, promovendo produtos e processos sustentáveis”, explica o presidente, acrescentando que as tecnologias próprias se somaram às alianças com a italiana Taka e à suíço-americana Simalfa, que também desenvolvem adesivos sustentáveis.
Kunst destaca que outro aspecto que marca o aniversário da Artecola é a identidade Multilatina. Presente desde os anos 1990 em diversos países latino-americanos, a empresa assumiu o termo Multilatina como a melhor denominação para sua trajetória. “Representa mais do que estar presente em toda a região. Buscamos ser conectados localmente com as pessoas, as empresas e a cultura de cada um dos países e locais onde atuamos. Oferecemos a melhor estrutura de atendimento e logística da região, com a paixão, a alegria e o orgulho de sermos latino-americanos”, ressalta.
Segundo ele, a pandemia acelerou o processo de integração entre as diversas unidades da Artecola. Ao todo são nove plantas industriais, localizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, e atuação em 18 países da América Latina. Dos 680 funcionários, dois terços estão no exterior. “A necessidade de isolamento social causada pela pandemia nos estimulou ao maior uso da tecnologia. Passamos a ter um contato muito mais frequente, mesmo que digital, ampliando a interação entre as equipes das diversas unidades. E isso intensificou a execução de projetos multilatinos, nos permitindo acelerar as transformações que já vínhamos promovendo”, relata o executivo.
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