Artecola investe em estratégia de transformação e define sua Cultura Meta
Texto: Redação Revista Anamaco
A Artecola Química deu um novo passo em seu processo de transformação cultural. Depois de etapas de diagnóstico, análises e validação de informações, o desenho de sua ‘Cultura Meta’ foi finalizado e apresentado a todos os colaboradores, das nove unidades que operam em seis países.
Eduardo Kunst, presidente Executivo da empresa, explica que a estratégia de investir no capital cultural é um movimento diferenciado. “Temos trabalhado, há alguns anos, em planejamento e ações para projetar a Artecola do futuro. Identificamos que a cultura é o principal valor nessa construção e implantamos um processo inovador para definir o perfil desejado. Assim, em um processo de cocriação com toda nossa equipe, construímos nossa Cultura Meta”, conta.
Segundo ele, o diagnóstico inicial foi realizado a partir de uma pesquisa com todos os colaboradores, aplicada com o apoio de uma consultoria internacional. Cada pessoa avaliou como via seus próprios valores e os da empresa naquele momento e os valores desejáveis para a companhia em sete aspectos. Entre eles, o desenvolvimento sustentável e a excelência operacional. “A partir desse diagnóstico, passamos a trabalhar na construção da cultura desejada. Com a participação de todos, iniciamos um processo de profunda transformação que ainda é pouco aplicado nas empresas, o que o torna pioneiro e inovador”, enfatiza Kunst.
Depois de definida a Cultura Meta Artecola, houve um momento prévio de preparação das lideranças, dentro da metodologia de exemplo a partir das lideranças. O resultado do diagnóstico e a cultura desejada foram, então, apresentados a todas as equipes. “A Cultura Meta alinha o senso de direção e propósito, orientando os esforços de toda a empresa. Agora, vamos fortalecer em nossas múltiplas operações a construção de uma jornada rumo à cultura unificada, integrada e alinhada que buscamos entre todas as unidades. Para chegarmos a uma só Artecola, a Artecola Multilatina em sua essência”, resume Kunst.
O executivo frisa que, com base no diagnóstico e avaliações, a visão da empresa foi aperfeiçoada. O objetivo é ser o melhor aliado de negócios em adesivos e laminados termomoldáveis da América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
Já a expressão “Unimos o que junto tem mais valor do que separado” passou a significar o propósito da companhia. “Temos as lideranças promovendo nossa Cultura Meta com seu exemplo e todos os colaboradores promovendo essa jornada, fazendo sua parte para termos uma Artecola melhor a cada dia, mais sustentável e onde as pessoas cresçam junto com a empresa”, diz o executivo.
Além disso, quatro pilares foram definidos como base para o novo desafio: Melhoria Contínua, Excelência Operacional, Marcar a Diferença e Desenvolvimento Sustentável. Todos eles estão conectados à missão da Artecola, que foi revisada e redesenhada. “Essas mudanças reforçam a compreensão sobre o que fazemos, por que e para quem. Com a Meta Cultura Artecola essas questões ficam respondidas, como todos sabem a forma de ação para seguirmos em desenvolvimento”, finaliza.