Artecola lança seu Relatório de Sustentabilidade 2023 e destaca práticas ESG
Texto: Redação Revista Anamaco
A Artecola lança seu Relatório de Sustentabilidade 2023. O documento foi desenvolvido no padrão GRI (Global Reporting Initiative) e contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). “É com grande satisfação que apresentamos nosso terceiro relatório neste modelo. Mais do que um relato de realizações, é uma narrativa que destaca nossa jornada em direção a um futuro mais sustentável e equilibrado”, destaca Eduardo Kunst, presidente Executivo da empresa.
No relatório, os macrotemas da Artecola são abordados dentro do conceito ESG (ambiental, social e governança). O “E” envolve a Química da Inovação Sustentável, com diversas realizações que reduzem o impacto das atividades (segurança das operações, matérias-primas, transporte/segurança de produtos perigosos, consumo de energia e de água, emissões de gases de efeito estufa, economia circular, resíduos sólidos e efluentes).
Um exemplo é uso de material proveniente de fontes recicladas como matéria-prima. Em 2023, 7.710 toneladas foram recicladas pela Artecola, quase 50% a mais em relação ao ano anterior. A empresa transforma em novos produtos tanto resíduos próprios como de outros setores industriais.
Kunst salienta que uma das grandes conquistas do ano na área ambiental foi a condição de empresa Carbono Neutro. A companhia aplicou a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocolo padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas) para mapear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e fazer o cálculo do sequestro de carbono. Os dados comprovam a emissão neutra de CO2. Também em 2023, a Artecola atingiu a meta corporativa de 73% da receita líquida com produtos sustentáveis.
Já o “S” do ESG (Social) é abordado no Relatório dentro do macrotema Química que Une e Desenvolve Pessoas (práticas justas, saúde e segurança, desenvolvimento de colaboradores, diversidade, relações com o consumidor e com a comunidade). “As pessoas são a principal energia para desenvolver o propósito da Artecola”, ressalta Kunst.
Ao longo de 2023, segundo o executivo, a companhia promoveu 49 horas de treinamento por colaborador. Também foi consolidado o programa Somos Muitos, que promove a inclusão e a diversidade na empresa em cinco pilares: Mulheres, Voluntariado, PCD, Etnia e LGBTQIA+.
Na relação com a comunidade, a Artecola promoveu campanhas, apoiou iniciativas sociais e incentivou, em seu aniversário de 75 anos, a doação de sangue entre suas equipes. Além disso, a empresa integra ações da Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK), da qual é instituidora.
Completando a sigla, o “G” do ESG está no macrotema Química Multilatina e Catalisadora da Transformação (transparência, ética e combate à corrupção, governança corporativa, compliance, inovação, sustentabilidade, qualidade e segurança, desempenho econômico e cadeia de fornecimento). Nesse âmbito, a Artecola prioriza o compromisso com a economia sustentável. Nos últimos cinco anos, a empresa registrou crescimento de 25% na Receita Líquida.
Kunst lembra que, no ano passado, teve início uma profunda transformação cultural na organização. Um dos ícones dessa transformação é a integração da Gestão de Supply Chain, com a adoção de um modelo de referência de Classe Mundial para a Artecola Multilatina. O percentual comprado através de fornecedores locais em 2023 correspondeu a 80% no Brasil, 55% na Colômbia, 60% no Chile, 83% no México e 59% no Peru.
Outra iniciativa envolve a Avaliação de Fornecedores, que passou a incluir o Grau de Sustentabilidade como métrica para o Grau de Excelência dos parceiros. Em 2023, mais de 1.350 fornecedores foram avaliados. “A média do Grau de Sustentabilidade atingiu 82%, demonstrando um compromisso excepcional dos fornecedores com práticas sustentáveis”, comemora o presidente Executivo da empresa.
Foto: Divulgação