Artemisia e Gerdau lançam 5ª edição do Lab Habitação: Aceleração de Negócios - Revista Anamaco

Habitação

Artemisia e Gerdau lançam 5ª edição do Lab Habitação: Aceleração de Negócios

Texto: Redação Revista Anamaco

Centro das principais agendas sociais globais, a moradia é um tema essencial para a erradicação da pobreza. Pelo caráter transversal, a habitação influencia a qualidade de vida, saúde, segurança, educação e condições para o desenvolvimento humano, sendo peça-chave para as nações atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para fortalecer soluções de impacto social positivo que ajudem a tornar os lares de milhares de brasileiros mais salubres, dignos e confortáveis, a Coalizão Habitação anuncia a 5ª edição do Lab Habitação: Aceleração de Negócios. A iniciativa é conduzida pela Artemisia e Gerdau, em parceria com o Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos e Leo Social, e com o apoio da Habitat para a Humanidade Brasil.
Com a expertise de ter apoiado mais de 120 empreendedores e acelerado mais de 60 soluções de impacto social positivo, a edição 2022 do Lab Habitação irá selecionar até 15 negócios para uma jornada de apoio, gratuita e on-line, com duração de três meses.
Os participantes terão acesso a uma rede de mentores e empreendedores do setor, além de conteúdo prático exclusivo para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento dos próximos passos. Os três negócios que se destacarem irão receber um capital semente de R$ 30 mil cada e terão apoio intensivo e individualizado com foco na tração do negócio. 
Luciano Gurgel, diretor da Artemisia, explica que a jornada de aceleração do programa foca em temas centrais do fortalecimento dos negócios de impacto, com base em uma metodologia proprietária centrada no objetivo de auxiliar os empreendedores a avançar de forma sustentável. “O programa foi criado para que, ao final da jornada, os negócios acelerados tenham resultados concretos, sejam capazes de realizar a gestão e a mensuração do impacto positivo gerado, além de atenderem aos principais pilares avaliados por investidores e especialistas do mercado”, pontua.
O executivo detalha que os principais temas que compõem a edição deste ano são mercado (compreensão do setor de habitação brasileiro, estudo e análise do mercado endereçado pela solução); negócio (fortalecimento do modelo de negócio e das competências necessárias para que se torne um player relevante); impacto (apoio na construção da teoria de mudança e implementação da cultura de indicadores de impacto); e investimento (caminhos para acessar fontes de financiamento e investimento adequadas para crescer). 
Na análise de Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau, os negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para a população de baixa renda do País. “Com o Lab Habitação, buscamos empoderar pessoas e negócios interessados em transformar o dia a dia da população brasileira no tema da moradia”, frisa. 
Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, reforça como os negócios de impacto são fundamentais para melhorar as condições das habitações em todo o país. “O empreendedorismo de impacto é essencial para termos mais agilidade nas ações em prol do bem-estar de quem vive em situações insalubres. Sabemos o tamanho do desafio e o apoio das empresas do setor de construção civil é fundamental para acelerar esse processo. Precisamos fortalecer essa rede de novos negócios que atuam com moradia para baixa renda, pois é com ela que conseguiremos contribuir com o bem-estar das pessoas, olhando para a casa e seu entorno, com soluções para toda a comunidade", finaliza.
As inscrições estão abertas até 24 de outubro e podem ser feitas pelo site https://artemisia.org.br/habitacao/lab/.

Foto: Adobe Stock

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