Atacado distribuidor cresce 12,22% e fatura R$ 364,3 bilhões em 2022
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) acaba de divulgar o Ranking ABAD/NielsenIQ 2023 - ano base 2022, realizado em parceria com a consultoria NielsenIQ (NIQ). De acordo com os dados apurados, o setor atacadista e distribuidor atingiu, no ano passado, faturamento de R$ 364,3 bilhões, o que representa crescimento nominal de 18,1% e real de 12,2% sobre 2021, dado deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atingiu 5,93% em 2022.
O desempenho, de acordo com o levantamento, foi positivo em todos os modelos de operação. O “atacado de autosserviço”, que respondeu por R$ 84,5 bilhões do faturamento total dos respondentes, cresceu 23,6% sobre o ano anterior; o “distribuidor com entrega”, que atingiu R$ 70 bilhões, teve alta de 18,3% na mesma base de comparação; enquanto o “atacado generalista com entrega”, com R$ 68,7 bilhões, registrou incremento de 16,7%.
Leonardo Miguel Severini, presidente da Abad, explica que o setor colheu os resultados de um processo continuado de modernização. “Nossas empresas vêm se aperfeiçoando, nos últimos anos, no sentido de ganhar competitividade e eficiência operacional e logística. O setor está amadurecido, utilizando os melhores recursos de digitalização e automação em sua gestão, para poder se consolidar como grande parceiro da indústria e oferecer uma proposta de mix rica e moderna, com categorias e tendências que refletem o momento do consumo da conveniência e do pequeno e médio varejo”, frisa.
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